Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise diplomática

Eduardo Bolsonaro diz que ida de senadores aos EUA “desrespeita Trump”

Eduardo Bolsonaro diz que comitiva de senadores não fala por Jair Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro afirmou que comitiva de senadores que vai aos EUA desrespeita Trump e não fala por Bolsonaro. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Gustavo Moreno/STF)

Ouça este conteúdo

O deputado Eduardo Bolsonaro afirmou que a comitiva de senadores brasileiros que pretendem ir aos Estados Unidos para tratar do tarifaço "não falam em nome do presidente Jair Bolsonaro". E disse ainda que a ida desses senadores representa um "desrespeito" ao presidente americano Donald Trump, "que foi explícito ao apontar os caminhos que o Brasil deve percorrer internamente para restaurar a normalidade democrática". A declaração foi feita por meio da sua conta na rede social X nesta terça-feira (22) após recomendação do jornalista Paulo Figueiredo.

Eduardo disse ainda que "buscar interlocução sem que o país tenha feito sequer o gesto mínimo de retomar suas liberdades fundamentais - como garantir liberdade de expressão e cessar perseguições políticas - é vazio de legitimidade". Para ele, "o constrangimento se agrava com a presença de senadores ligados ao partido de Lula, político que sistematicamente adota posturas hostis aos EUA".

O deputado afirma ainda não ter vínculo com a iniciativa dos senadores, a qual, segundo ele, está "fadada ao fracasso". E complementa dizendo: "Mas confesso até simpatizar com a ideia de que venham: não por acreditar que terão sucesso, mas porque poderão constatar que aquilo que eu e Paulo Figueiredo temos dito - não há sequer início de discussão sem anistia ampla, geral e irrestrita!"

A lista de senadores que pretendem ir aos EUA inclui:

  • Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores
  • Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo
  • Tereza Cristina (PP-MS)
  • Fernando Farias (MDB-AL)
  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
  • Esperidião Amin (PP-SC)
  • Rogério Carvalho (PT-SE)
  • Carlos Viana (Podemos-MG)

Segundo o jornalista Paulo Figueiredo, no entanto, ele já teria articulado com o governo americano para que os senadores não sejam recebidos por representantes de alto escalão dos EUA. Além disso, avisou os senadores Marcos Pontes e Tereza Cristina, outrora ministros de Estado no governo Bolsonaro, que ele saberá e exporá a agenda completa da reunião em seu programa Paulo Figueiredo Show. E completou acusando-os de serem traidores da Pátria por se juntarem à comitiva. As falas foram constam em recorte do seu programa compartilhado junto à declaração de Eduardo Bolsonaro no X.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.