• Carregando...
Emprego
| Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Gazeta do Povo lançou o e-book Dossiê 2022, para que os nossos leitores tenham à mão todas as informações necessárias para acompanhar o xadrez político das próximas eleições presidenciais. A partir de perguntas formuladas por jornalistas, especialistas das mais diversas áreas dizem quais são fatores que vão influenciar o voto do brasileiro e como eles acreditam que serão as eleições. Este conteúdo é uma parte do e-book, que você pode baixar gratuitamente, na íntegra, ao fim do texto.

Você acredita que o tema emprego será central na campanha? Vê diferença entre abordagens sobre isso entre possíveis candidatos?

FERNANDO JASPER, editor de Economia da Gazeta do Povo. Cobriu áreas como indústria automotiva, setor elétrico, macroeconomia e Previdência Social. Conquistou o prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros (2014) e foi finalista dos prêmios Imprensa Embratel (2007), CNH Industrial (2014) e Sistema Fiep (2014 e 2016). 

Geração de emprego é um clichê eleitoral, mas não deve ser tema central em 2022, ainda que um mínimo de crescimento econômico – que é gerador de empregos por si só – obviamente colabore para a disposição do eleitor em manter o governante no poder. A questão só deve ganhar força se o cenário econômico piorar muito até lá. Neste momento, ao que parece, a reeleição de Bolsonaro depende muito mais do surgimento ou não de um adversário competitivo do que de programas de governo.

As abordagens costumam variar pouco entre os candidatos. Em geral, envolvem a concessão de benefícios tributários para quem contratar e a promessa de programas de capacitação profissional. A agenda do ministro Paulo Guedes é uma mistura desse primeiro ponto (no Carteira Verde e Amarela, que ainda não saiu do papel) com mudanças estruturais na economia capazes de acelerar o PIB e, por extensão, o emprego.

PAULO CRUZ, professor de filosofia e sociologia, escritor e colunista da Gazeta do Povo. 

O tema emprego é sempre relevante em qualquer eleição, pois vencer o alto desemprego é um desafio quase impossível no país desde sempre.

PEDRO FERNANDO NERY, doutor em economia, consultor legislativo no Congresso Nacional, professor do IDP e colunista do Estadão. 

Será importante, sempre é em qualquer país. Mesmo onde o desemprego é baixo há uma preocupação com empregos de qualidade. Mas historicamente não temos uma discussão bem embasada sobre o tema em eleições. Possivelmente vamos estar falando apenas de promessas, sem muita atenção a detalhes de novas políticas.

RODRIGO SARAIVA MARINHO, advogado, professor de Direito, Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR, membro do Conselho Editorial da Revista Mises, presidente do Instituto Liberal do Nordeste, membro do Conselho de Administração do Instituto Mises Brasil e diretor de operações da Rede Liberdade. 

O tema emprego é essencial em qualquer eleição e será ainda mais na próxima, em especial, por conta de tudo que ocorreu durante a pandemia. Tivemos inúmeros empregos perdidos e milhares, talvez milhões, de empresas fechadas. A abordagem que pode ter sucesso é aquela que defenda o empreendedorismo e o mercado realmente, que tenha histórico nesse sentido e assim gerar maior possibilidade de empregabilidade.

Baixe de graça o e-book Dossiê 2022

Cadastre-se no Dossiê 2022 e tenha acesso ao e-book exclusivo, além de eventos online e as notícias mais quentes do dia nas Newsletters de República e Economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]