i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Yang Wanming

Quem é o embaixador chinês que deu bronca virtual no filho de Bolsonaro

    • Estadão Conteúdo
    • 12/04/2020 17:21
    Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse que Eduardo Bolsonaro parece ter contraído "vírus mental" para envenenar a relação entre os países.
    Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse que Eduardo Bolsonaro parece ter contraído “vírus mental” para envenenar a relação entre os países.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Na noite de 21 de fevereiro de 2019, em jantar oferecido a parlamentares bolsonaristas recém-eleitos, o embaixador chinês Yang Wanming demonstrava empenho na tentativa de abrir canais para apaziguar rusgas da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro com a China. O clima era de descontração na residência da embaixada, uma das poucas mansões estrangeiras que ocupam a margem do Lago Paranoá em desrespeito a ordens do governo de Brasília.

    O diplomata comunista chegou a posar para fotos com o broche do PSL na lapela do paletó. À época, a sigla era situação e havia sido alçada por Jair Bolsonaro à condição de maior bancada de direita no Congresso. De olho nisso, a embaixada promoveu uma viagem dos parlamentares a Pequim, para revolta da militância insuflada pelo escritor Olavo de Carvalho.

    Agora, um ano depois, a viagem e o convescote podem ser vistos como aperitivos do que o embaixador provocaria ao intervir no debate público brasileiro. Há pouco mais de um ano no país, Wanming, de 56 anos, saiu do quase anonimato fora do meio diplomático e empresarial sino-brasileiro para virar personagem da polarização nacional. É odiado por bolsonaristas e celebrado por oposicionistas.

    O motivo: respondeu de forma dura e provocativa a uma acusação feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, de que a ditadura chinesa ocultou a gravidade da pandemia do novo coronavírus, impossibilitando que pessoas se prevenissem. "A culpa é da China e liberdade seria a solução", escreveu o parlamentar, a 18 de março. Horas depois, a embaixada rebateu com uma série de mensagens, algumas de linguajar nada diplomático: "Contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos".

    Tudo ocorreu no ambiente preferencial do bolsonarismo, as redes sociais, mas no momento em que o Brasil mais depende de produtos fabricados na China para conter uma espiral de infecção no país. O bate-boca abriu uma crise diplomática entre os países e foi contornado por uma conversa telefônica entre Bolsonaro e o presidente chinês, Xi Jinping.

    O embaixador recebeu mensagens de solidariedade e escusas dos chefes do Poder Legislativo, de personalidades do agronegócio e do meio acadêmico. Wanming foi alvo de ameaças virtuais e de protesto na porta da embaixada. Um homem estendeu faixas com xingamentos.

    Wanming voltou à cena na semana passada para exigir retratação e rebater uma nova ofensiva da ala ideológica do governo. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, postou — e depois apagou — mensagem usando os quadrinhos da Turma da Mônica para ridicularizar o sotaque chinês e insinuar que o país sairia da crise mundial geopoliticamente fortalecido.

    As reações de Wanming romperam não só o silêncio chinês como um período de hibernação da conta do embaixador no Twitter. Desde setembro de 2019, ele não publicava nada. Seu perfil pessoal, republicado pela embaixada, era até então usado para divulgar atividades corriqueiras, como palestras a empresários e almoços com autoridades.

    Entre os embaixadores chineses em missão fora do país, o chefe da embaixada em Brasília é hoje o terceiro mais influente digitalmente, com 43,4 mil seguidores no Twitter. Só perde para os representantes de Pequim na Índia, o veterano Sun Weidong (59,6 mil seguidores), e nos Estados Unidos, Cui Tiankai (55,8 mil).

    Embaixador ganhou 42 mil seguidores após embate com Eduardo Bolsonaro

    Pioneiro na plataforma, que usa desde 2015 quando era chefe da missão chinesa na Argentina, Wanming foi catapultado após o embate com Eduardo Bolsonaro. O chinês ganhou mais de 42 mil seguidores nos últimos 30 dias, sendo 19 mil deles nas horas seguintes ao bate-boca com o filho do presidente.

    Embora redes sociais ocidentais sejam bloqueadas internamente na China, a Embaixada em Brasília tem ordens para se manifestar preferencialmente pelo Twitter. O método segue uma cartilha recente na política externa chinesa: ingressar na diplomacia digital, a "Twiplomacia". São ordens do presidente, que orientou o corpo diplomático a ser mais ativista e defender o socialismo de característica chinesa. Em 2019, ele publicou o "Pensamento de Xi Jinping para a Diplomacia".

    O jornal O Estado de S. Paulo mapeou a presença de 87 perfis de embaixadores e embaixadas chineses ligados ao Ministério das Relações Exteriores do país. A onda é recente. A ampla maioria dos tuiteiros chineses ingressou na rede de meados de 2019 e nos primeiros meses de 2020. Em maio de 2018, um estudo da consultoria Burson Cohn & Wolfe identificou que havia apenas sete embaixadas e um embaixador chineses ativos no Twitter. Wanming, por discreto, escapou ao levantamento.

    Casado e pai de um menino, ele desembarcou em Brasília no fim de 2018 com a bagagem de quem conhece o continente como poucos na política externa de Pequim. É diplomata desde 1990, com mestrado em Economia e doutorado em Direito, pela Academia Chinesa de Ciências Sociais, mas seu traço definidor foi ter se especializado no espanhol — a escolha do idioma é crucial na diplomacia chinesa. Ele serviu no México e foi embaixador no Chile (2012-2014) e na Argentina (2014-2018).

    Tem fama de ser um diplomata afável e pragmático, como é costume na China. Em Buenos Aires, deixou "as melhores referências", segundo um diplomata brasileiro da ativa. Abriu o mercado chinês para produtos do agronegócio argentino, como cerejas e carne de ovinos e caprinos. E conseguiu entradas na infraestrutura local. Uma alta fonte da chancelaria Argentina afirma que Wanming se distingue por atuar de forma "menos oriental". "É um homem movedizo (inquieto), como dizemos na Argentina."

    Quem o conheceu diz que Wanming se esmerou para começar a discursar em português e ri quando ainda troca alguma palavra pelo "portunhol" ou carrega no sotaque.

    Wanming conduziu uma escalada de temperatura sem precedentes em 45 anos de relação entre os países, iniciada no regime militar. Mas as reações assertivas nas redes sociais, afirmam diplomatas brasileiros, jamais poderiam partir dele. São ordens superiores, já que a diplomacia é hierarquizada e vigiada pelo Partido Comunista Chinês. O meio e o tom fora do jargão é que impressionaram.

    "Francamente, fiquei um pouco surpreso com uma linguagem tão incisiva diante do episódio. É um fenômeno novo, nunca vi a China atuar dessa maneira com relação ao Brasil", diz o ex-embaixador em Pequim Valdemar Carneiro Leão, do Instituto de Estudos Brasil-China. Para ele, a veemência de Wanming é sinal de que a confiança política foi perdida. "A China não vê mais o Brasil como aliado absolutamente benigno. Não há mais noção de que é um governo amigo, do qual não se espera nenhuma atitude inamistosa. A erosão política ocorreu e continua ocorrendo", diz Carneiro Leão.

    30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 30 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • C

      Camilo José da Silva filho

      ± 0 minutos

      Minha opinião é muito simples. O vírus é Made in China!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • H

        Hélio

        ± 6 horas

        O mais importante é a velha máxima: "Países não tem amigos, tem interesses. A China precisa do Brasil, e o Brasil precisa da China! Simples assim. Vamos vender nossos comodites a eles pelo preço justo e comprar deles aquilo precisamos, também por um preço justo, A dependência tecnológica deve ser avaliada com muito cuidado, principalmente essa questão do 5G. E quando alguma autoridade ou mesmo jornalista chinês quiser questionar a manifestação de qualquer brasileiro publicamente, temos que lhe perguntar se isso pode ser feito lá na China.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          ± 9 dias

          A China tem que ser responsabilizadas pelo conselho de segurança da ONU por crime contra a humanidade e ressarcir em dinheiro todo o prejuízo causado pelo covoid-19 . como fizeram Alemanha e Hapao após a segunda Guerra .

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • V

            VBSB

            ± 9 dias

            "Não previsa cavar muito pra achar conexão com políticos FD.PTs que são amiguinhos desses chinas do inferno”

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              ELIAS

              ± 9 dias

              e AGORA EMBAIXADOR LINGLING!!! Pegaram o seu adido comercial roubando carga e revendendo!!!!O que vai falar??Esta com diarréia mental???

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                RELHO

                ± 9 dias

                O GOVERNO CHINÊS DEVE SER RESPONSABILIZADO PELOS SEUS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Andrey Blumtritt

                  ± 9 dias

                  fazendo uma analise lógica, caso você compre algum equipamento ou produto de um comercio que esta ligado a praticas não recomendáveis você estará coadunando com aquilo, o Brasil deve ter novos parceiros comerciais e deixar de ter esta dependência da China que não tinha no passado e sim fruto da administração de esquerda que tivemos no nosso país, simples assim como podemos vender e compra produtos e serviços de um país que é uma ditadura?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                    ± 9 dias

                    A segurança alimentar do povo chinês está baseado em dois pilares, Brasil e USA, o Chinês sempre truca sem cartas na mão, cortemos 50 % da exportação de nossa soja, que o tigre asiático vira um gatinho.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Rosa

                      ± 10 dias

                      Simplesmente disse a mais pura verdade! China teria que ser punida pela omissão do vírus . Queremos que a China seja compradora de nossos produtos. Amizade a parte.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cidadão Brasileiro

                        ± 10 dias

                        Ideologizar a relação com o maior comprador de commodities do Brasil é de uma burrice incomensurável. Falam um monte de bravatas, e depois têm que enfiar o rabo no meio das pernas, e isso já por mais de duas vezes.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • V

                          VBSB

                          ± 9 dias

                          Vivemos sem ad bugigangas Made in China. Eles morrem de fome sem nossa soja

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                          ± 9 dias

                          Se não comprarem nossa produção agrícola, vão comprar dos marcianos ou venusianos, ou vão passar fome. Simples Assim.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        ± 10 dias

                        https://threader.app/thread/1249470755596877824 Leiam isso aqui....

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Felipe Scaramuzza

                          ± 10 dias

                          Povo hipócrita. Eduardo Bolsonaro tem razão. Simples assim.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                            ± 10 dias

                            O chinês comunista, vá cuidar dos comedores de morcego e pangolin , e não se meta no direito de expressar de nossos parlamentares , do latim parlar=falar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              ± 10 dias

                              Ainda bem que cancelei assinatura da subsidiaria do estadão.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Danielle

                                ± 10 dias

                                O virus é chines e a China ta ganhando muito dinheiro com as mortes....falar a verdade causa melindres. ...uma ditadura comunista que mentiu ate onde conseguiu para esconder o virus.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  bilu dandão

                                  ± 10 dias

                                  Meu idolo!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JR

                                    ± 10 dias

                                    O menininho mexeu com vespeiro, vamos sair perdendo nisso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      PVS

                                      ± 10 dias

                                      Quem é o chinês com moral para dar bronca em alguém? O mundo é que deveria despejar uma vaia retumbante nesses chinas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Amauri Pinheiro

                                        ± 10 dias

                                        Pela petulância nada diplomática desse projeto de diplomata ditador, que se acha no direito de dar pitaco na fala de um político dentro de seu proprio país, imagina-se facilmente como o regime que ele representa age contra seus opositores lá dentro da sua própria atena de domínio: sumiço e execução sumária.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JAMC

                                          ± 10 dias

                                          Já que o Pai dele não educou , tem que levar bronca mesmo ,

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz Tarciso

                                            ± 10 dias

                                            A reação do embaixador xingling é uma verdadeira agressão à soberania brasileira e totalmente fora da conduta diplomática usual. Se fosse seguido o rito diplomático a China deveria chamar o embaixador para consulta e após isto até romper com o Brasil se achasse oportuno e conveniente. Agora o cidadão se sentir ofendido e sair dando lição de moral só revela o seu destempero e arrogância. Nem vou entrar no mérito da postura idioya do filho do presidente - mas nem isto autoriza o diplomata chinês a se comportar como se estivesse na casa da mãe Joana!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alexandre

                                              ± 10 dias

                                              O espaço dedicado ao embaixador deveria ser para pedir desculpas ao povo brasileiro! Desemprego, mortes, a saia justa que estão os brasileiros! Mas não... A GP faz quase um bem vindo! ***!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Daniel M

                                                ± 10 dias

                                                Somente estudando um pouco sobre o partido comunista chinês, para entender como pensam e do que são capazes pelo poder.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  Julio Verão

                                                  ± 10 dias

                                                  Embaixador da desgraça. comedor de rato e morcego, quer dar uma de bom. aqui chinês safado, produz a comida que seu povo não tem. Ass. Julio Verão - contra babacas e safados oportunistas.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zyss

                                                    ± 10 dias

                                                    Gazeta vibrando com o comunista chinês querendo dar pitaco na nossa democracia... Se fuddess gazetinha

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      Salo

                                                      ± 10 dias

                                                      Este embaixador chines deve explicar a questão daquele seu compatriota preso ontem em São Paulo com 15 mil testes roubados para identificação do vírus que teve origem na China no aeroporto e 20000 máscaras.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        All Jr

                                                        ± 10 dias

                                                        Gazeta replicando jornalixo do Estadão (agora conhecido como Comunistão)... façam uma coisa mais útil: mostrem o representante do governo chinês na Câmara de Comércio Brasil-China que foi preso ontem na operação da Polícia de S Paulo, no caso envolvendo o roubo dos testes e das máscaras que chegaram da China e foram levadas do aeroporto de Guarulhos. Perguntem a esse embaixador qual a relação entre eles? Acorda Brasil!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          gilson r c de oliveira

                                                          ± 10 dias

                                                          É sério que voces acham que o partido comunista chinês usa diplomacia ?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          Fim dos comentários.