• Carregando...
O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone
O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, minimizou o ataque a Israel e disse que vê “clima para o fim das tensões”. A declaração do embaixador foi dada durante entrevista à CNN Brasil, neste domingo (14).

Na noite do sábado (13), o Irã lançou mais de 200 drones mísseis contra Israel e um navio de contêineres ligado a um empresário israelense foi capturado pela Guarda Revolucionária iraniana.

Na entrevista, o embaixador revelou parte do assunto tratado em uma reunião com o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e outros diplomatas.

Ao reproduzir a versão iraniana, Gradilone disse que o Irã considera que o ataque foi “muito limitado” e serviu para “mostrar o direito de autodefesa do país”.

Segundo o embaixador, Israel saiu fortalecido do ataque e os mísseis não atingiram os alvos nem causaram baixas entre os israelenses por conta do sistema de defesa de Israel.

Ainda, de acordo com Gradilone, o Irã considera o assunto encerrado e espera que os Estados Unidos convençam o governo israelense a não revidar o ataque.

“No ponto de vista deles (Irã), eles consideraram que o assunto está encerrado e que seria um pouco de obrigação dos Estados Unidos convencer Israel disso e simplesmente acabarem com as hostilidades”, disse o embaixador Eduardo Gradilone ao reproduzir a mensagem passada pelo chanceler iraniano na reunião.

O governo Lula tem sido criticado por não condenar formalmente o ataque do Irã a Israel, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando o governo resistiu em classificar o grupo Hamas como terrorista após os ataques de outubro, quando civis israelenses desarmados, entre eles idosos, mulheres e crianças, foram assassinados pelo Hamas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]