
Ouça este conteúdo
A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil acendeu um alerta nas relações diplomáticas e econômicas entre os dois países e gerou uma guerra de narrativas entre a esquerda, que responsabiliza a família Bolsonaro pela taxação, e a direita, que culpa o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Trump, ao anunciar a taxação, criticou a forma como o Brasil tem tratado Jair Bolsonaro (PL), dizendo que há uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente, que é acusado de tentativa de golpe de Estado. Contudo, a tarifa de Trump não se baseia apenas na questão de Bolsonaro: é um reflexo do antiamericanismo de Lula, que tem defendido um sistema de pagamento alternativo ao dólar e se alinhado a nações como China, Rússia, Irã e Venezuela. Também é uma resposta a decisões do STF contra big techs dos EUA.
A tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros deve entrar em vigor em 1º de agosto. Se realmente for efetivada, haverá impactos econômicos negativos para o Brasil, como redução de exportações e um Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro menor. Mas o impacto político da medida ainda está em aberto.
Diante da tensão escalonada gostaríamos de saber a sua opinião: o impacto econômico da tarifa de Trump ao Brasil vai comprometer a popularidade de Lula ou acabar prejudicando a própria direita? Participe da nossa enquete abaixo.






