• Carregando...
brasilia-esplanada-ministerios-funcionalismo
Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a Praça dos Três Poderes ao fundo.| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha determinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios neste domingo (14), com acesso permitido somente a autoridades e servidores públicos federais em serviço.

A decisão ocorre após uma sequência de manifestações nos últimos domingos e teria o objetivo de evitar aglomerações e incentivar o isolamento social durante o momento da pandemia de coronavírus.

"A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença", informa o decreto distrital.

O texto do governador também destaca que parte das manifestações realizadas na Esplanada dos Ministérios tem levantado conteúdos anticonstitucionais e ameaças aos Poderes. "Qualquer manifestação na Esplanada dos Ministérios poderá ser admitida, desde que comunicada com antecedência e devidamente autorizada pelo Secretário de Segurança do Distrito Federal", sinaliza o decreto.

Tentativa de invasão

Neste sábado (13), o acampamento "300 do Brasil", realizado por um manifestantes bolsonaristas, foi removido. Depois, o grupo ainda tentou invadir áreas restritas do Congresso.

Mais tarde, os manifestantes também lançaram fogos de artifício contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das líderes do movimento é a ativista Sara Winter, investigada pela Polícia Federal no inquérito judicial das fake news, em curso no Supremo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]