
Ouça este conteúdo
A advogada Natalia Szermeta Boulos, esposa do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, anunciou, nesta segunda-feira (15), que é pré-candidata a deputada federal pelo PSOL de São Paulo.
"Eu tenho uma longa trajetória de luta, dediquei mais de 20 anos da minha vida construindo na ponta, com o pé no barro o que eu acredito: a organização popular!", escreveu a secretária de organização do PSOL em seu Instagram. Ao lado de Natalia estará a militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto Ediane Maria, pré-candidata a deputada estadual pelo mesmo partido.
Natalia tem 39 anos e diz que atua na política desde os 17, quando foi pela primeira vez a um acampamento do MTST. Assim como Boulos, ela nasceu na capital paulista, no bairro do Campo Limpo Paulista. Militante do MTST, ela foi uma das que convocou a esquerda para protestar, neste domingo (14), contra o projeto de lei da dosimetria.
Nas redes sociais, Natalia se define como "feminista, corinthiana e virginiana". No PSOL, já presidiu a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.
VEJA TAMBÉM:
Militante do MTST e filha de comunista: conheça Natalia Boulos
Seu pai, Stanislaw Szermeta, nasceu na Alemanha. Em 1949, veio para o Brasil, e em 1968 entrou para as fileiras do Partido Operário Comunista (POC), que atuou em movimentos de guerrilha urbana durante o período militar.
Guilherme Boulos diz que pretende ficar na Esplanada até o final de seu mandato, descartando, assim, a intenção de concorrer a algum cargo. Nas eleições de 2022, ele foi o deputado federal mais votado em São Paulo, com mais de 1 milhão de votos. O segundo e o terceiro lugar ficaram com Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, respectivamente.
Além da esposa de seu maior expoente, o PSOL também recebeu o reforço da jornalista Manuela D'Ávila, que pretende disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul.




