Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ministra dos Direitos Humanos

Evento em que ministra de Lula recebeu ativista pró-Hamas não consta na agenda oficial

direitos humanos, hamas, lula, macaé
Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O evento em que a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, posou para fotos ao lado de Mohamad El-Kadri, presidente do Fórum Latino Palestino, não consta na agenda oficial da ministra. O Fórum costuma usar as redes sociais para exaltar ações do grupo terrorista Hamas.

O encontro aconteceu na semana passada, durante o 1º Seminário de Direitos Humanos do Estado de São Paulo, realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros por meio da articulação da deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP).

Na ocasião, Macaé recebeu de Mohamad El-Kadri um lenço palestino (keffiyeh) e posou para fotos usando o artefato. No momento, pessoas da plateia gritavam “Palestina Livre”. A entrega do lenço foi registrada e compartilhada nas redes sociais pelo Fórum Latino Palestino.

VEJA TAMBÉM:

O seminário foi realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro, mas não consta entre os compromissos da ministra na agenda oficial.

A Gazeta do Povo entrou em contato com o Ministério dos Direitos Humanos para saber porque o evento não foi listado na agenda oficial e aguarda retorno.

O jornal também perguntou qual a postura da ministra em relação aos ataques do Hamas deflagrados no dia 7 de outubro de 2023.

O seminário

De acordo com comunicado do Ministério dos Direitos Humanos, ao discursar no encerramento do seminário, Evaristo Macaé enfatizou que a implementação de quaisquer ações governamentais precisa ter como foco os direitos fundamentais. 

“Nós avançamos muito, mas ainda tão pouco para muita gente nesse país. E é por isso que a perspectiva de direitos humanos tem que ser um eixo central de estruturação das políticas públicas”, disse

Gestão anterior da pasta dos Direitos Humanos não condenou ação do Hamas

Macaé Evaristo (PT-MG) foi escolhida pelo presidente Lula para comandar o Ministério dos Direitos Humanos após a demissão de Silvio Almeida. O ex-ministro foi acusado de assédio sexual. Entre as pessoas que teriam sido assediadas pelo ex-ministro estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Após manter silêncio sobre os atos terroristas do Hamas em outubro de 2023, Almeida disse que Israel estava fazendo uso desproporcional da força contra os terroristas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.