Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Por unanimidade

Executiva do PSDB autoriza fusão com Podemos

Executiva do PSDB autoriza fusão com Podemos
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. (Foto: Lourival Augusto/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

A Executiva Nacional do PSDB autorizou nesta terça-feira (29) o início do processo formal para a fusão com o Podemos. A decisão foi unânime. Os dirigentes também convocaram uma convenção nacional para deliberar sobre “eventuais alterações no Estatuto do Partido” em 5 de junho.

“A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas”, disse o PSDB, em nota. O Podemos disse ter recebido com “entusiasmo” a decisão e reafirmou seu “compromisso com a construção dessa convergência”.

“Avançaremos na busca de uma alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver", disse o PSDB. As legendas devem se reunir nas próximas semanas para definir a estrutura do vo partido.

VEJA TAMBÉM:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa aprovar a fusão para que o novo partido seja formado. Em crise, o PSDB chegou a avaliar possíveis fusões com o PSD, MDB e Republicanos, mas as negociações não vingaram.

Os tucanos formaram uma federação com o Cidadania nas eleições de 2022 para que as legendas atingissem a cláusula de barreira. No entanto, o PSDB registrou seu pior desempenho eleitoral no pleito, elegendo 18 deputados federais e nenhum senador. A federação foi rompida pelo Cidadania no mês passado.

O Podemos afirmou que a decisão do PSDB fortalece a “busca de uma alternativa sólida para o Brasil — uma alternativa que una forças comprometidas com o centro democrático, a estabilidade institucional e o desenvolvimento sustentável do país”.

“Acreditamos que a soma de forças entre nossas siglas representa não apenas o crescimento de nossas estruturas, mas, principalmente, a união de propósitos e valores que colocam o interesse público acima de disputas ideológicas e extremismos”, reforçou o Podemos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.