• Carregando...
O secretário postou, no domingo (8), uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro.
O secretário postou, no domingo (8), uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Reprodução/Instagram

O secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, está infectado com o coronavírus e permanece em quarentena domiciliar. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República nesta quinta-feira (12).

De acordo com o texto, o serviço médico da Presidência da República "adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto".

Ainda segundo a nota, o governo brasileiro já comunicou as autoridades norte-americanas a respeito do caso.

Wajngarten foi um dos membros da comitiva que viajou com o presidente Jair Bolsonaro aos EUA. Outros ministros também estavam no grupo, como o general Augusto Heleno, Ernesto Araújo e Bento Albuquerque. Todos os integrantes da comitiva, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, estão sendo monitorados desde a última quarta-feira (11), quando Wajngarten apresentou sintomas de gripe.

De acordo com o portal O Antagonista, o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, montou um gabinete de crise para monitorar a saúde do presidente e dos demais participantes da viagem.

Secretário participou de jantar com Trump e Bolsonaro

Como integrante da comitiva de Bolsonaro, Wajngarten participou de eventos oficiais não só com o presidente brasileiro, mas também com o presidente norte-americano, Donald Trump. No último sábado (7), o secretário esteve em um jantar com a presença de ambos. Nesta semana, o secretário chegou a postar fotos em que aparece abraçado a Trump e Bolsonaro.

A coluna Radar, da revista Veja, informa que a estimativa do Planalto é de que pelo menos 50 pessoas tiveram contato com Wajngarten durante a viagem aos EUA. De acordo com o The Intercept Brasil, outras três pessoas que estavam na comitiva apresentam sintomas.

Leia a íntegra da nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República:

O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.

Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada.

O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.

O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]