
Ouça este conteúdo
Luis Cláudio Lula da Silva, o filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizou suas redes sociais neste domingo (20) para ironizar a recuperação médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está internado na UTI em Brasília para se recuperar de uma nova cirurgia.
Em uma publicação no Instagram, o filho de Lula comparou o comportamento de Bolsonaro ao de animais que simulam a morte como estratégia de defesa, em referência à tanatose.
A postagem traz uma explicação sobre o mecanismo biológico de alguns animais — como esquilos, cobras, sapos e gambás — que se fingem de mortos para escapar de predadores. A imagem foi acompanhada por uma montagem com fotos desses animais ao lado de Bolsonaro hospitalizado.
O ex-presidente está internado desde o dia 11 deste mês. Em 13 de abril ele foi submetido a uma nova cirurgia no Hospital DF Star onde segue em recuperação. O procedimento cirúrgico foi uma consequência de complicações relacionadas à facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. Ele permanece na UTI, sem previsão de alta.
A publicação de Luis Cláudio fez uma relação indireta com a decisão do STF em que tornou Bolsonaro réu no fim de março em ação penal. O ex-presidente é acusado de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático e organização criminosa após a derrota nas eleições de 2022.
VEJA TAMBÉM:
Quem é Luis Cláudio Lula da Silva
Luis Cláudio Lula da Silva já esteve envolvido em outras polêmicas. Ano passado ele foi acusado de violência doméstica por uma ex-companheira. Ela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher em São Paulo, alegando agressões físicas, verbais e psicológicas durante o relacionamento de dois anos. Ela havia relatado à polícia que em janeiro do ano passado teria sido agredida por Luis Cláudio com uma cotovelada, somada a ofensas verbais. Ela chegou a ficar afastada do trabalho por um mês.
Luis Cláudio Lula da Silva sempre negou as acusações e disse que tomaria medidas legais por calúnia e difamação. Em julho do ano passado a polícia concluiu o inquérito sem o indiciamento do filho do presidente. Desta forma, nenhum crime lhe foi imputado. Segundo a polícia, não foram identificadas lesões corporais na denunciante e a violência psicológica não teria ficado comprovada.
O filho do presidente também ganhou notoriedade nas redes sociais ano passado ao criticar a omissão do nome da mãe, Marisa Letícia, em uma publicação oficial de Lula sobre o aniversário do PT. A postagem original no X foi baseada em um texto que começava mencionando Marisa, mas o nome dela foi excluído na versão divulgada. O conteúdo acabou corrigido e passou a incluir o nome de sua mãe.
Luis Cláudio é empresário, ex-preparador físico de grandes clubes de futebol e dono de uma empresa de marketing esportivo que já foi investigada em operações policiais. Ele sempre negou irregularidades envolvendo seus negócios.







