Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Riscos para a direita"

Como ex-bolsonaristas reagiram à escolha de Flávio para disputar a presidência em 2026

Entre os críticos da possível candidatura estão Janaina Paschoal, Joice Hasselmann, Otoni de Paula (MDB-RJ), Alexandre Frota e o pastor Silas Malafaia. (Foto: Montagem / Fotos Câmara dos Deputados: Kayo Magalhães; Michel Jesus; Pablo Valadares)

Ouça este conteúdo

Figuras que, em determinado momento, apoiaram firmemente o ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram questão de se manifestar contra a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência da República. O filho mais velho de Jair anunciou, nesta sexta-feira (5), que foi o nome escolhido pelo pai para disputar as eleições de 2026.

Entre os críticos da anunciada pré-candidatura estão Janaina Paschoal, Joice Hasselmann, Otoni de Paula (MDB-RJ) e Alexandre Frota. Os ex-apoiadores ironizaram a viabilidade eleitoral de Flávio e alertaram para os riscos para a direita. Já o pastor Silas Malafaia, para a surpresa de muitos, não apoiou publicamente o anúncio nem o criticou diretamente, mas sinalizou que entende o movimento como um erro.

Janaina Paschoal

A ex-deputada estadual e vereadora da cidade de São Paulo Janaina Paschoal publicou no X, na última sexta (5): “Se Bolsonaro insistir em lançar Flávio, vai aniquilar a direita novamente! Peço a Deus que ilumine a mente dos líderes partidários e barre essa insanidade!”.

Um dia antes, Paschoal havia elogiado a postura de Michelle Bolsonaro diante dos atritos que a ex-primeira-dama teve com os enteados, após rumores sobre uma possível aliança com Ciro Gomes, no Ceará. “Goste-se dela ou não, Michelle construiu seu espaço e não vai recuar. Ela já tem um público próprio. Esse monte de homem que está contra ela tende a se arrebentar”, destacou.

Joice Hasselmann

Joice Hasselmann, ex-deputada federal que, com o apoio de Jair Bolsonaro, chegou a ser a mulher mais votada da história para a Câmara dos Deputados, ironizou a candidatura de Flávio em vídeo. Joice e Bolsonaro romperam após o segundo ano de mandato da ex-parlamentar.

Em sua manifestação, afirmou que “a extrema-direita bolsonarista é burra mesmo e dá provas de sua burrice a cada dia que passa”. “Ou seja, Bolsonaro, com a escolha de Flávio, joga a eleição no colo de Lula. Porque Flávio Bolsonaro jamais será eleito. Pelo sobrenome que tem, pela história que tem, pelo currículo que tem – que pega metade do Código Civil e metade do Código Penal”, comentou Hasselmann em vídeo publicado.

Otoni de Paula

O deputado federal e pastor Otoni de Paula, que manteve relação próxima com Bolsonaro durante a gestão do ex-presidente, declarou recentemente, na tribuna da Câmara dos Deputados, que se arrependeu de ter tratado o ex-presidente como “mito” e que prefere “andar sozinho do que mal acompanhado”.

Em um vídeo no Instagram, criticou duramente Flávio: “Quer dizer que Flávio Bolsonaro é a melhor solução para o Brasil? Escândalo de corrupção no Rio de Janeiro, o cara que enterrou a maior CPI que ia passar a limpo o Judiciário brasileiro, a CPI da Lava Toga. Simplesmente, o Flávio a esvaziou. Se nós estamos vivendo esse inferno do STF no Brasil, a culpa é do senhor Flávio Bolsonaro”. “Nunca foi pelo Brasil, sempre foi pelo umbigo da família Bolsonaro”, complementou.

Alexandre Frota

“Se essa notícia não for uma jogada, não for fake news, e o Flávio Bolsonaro sair para presidente do Brasil, olha, eu vou falar que o Tiririca é melhor”, afirmou Alexandre Frota em vídeo no Instagram. O ator chegou a ser eleito deputado federal, em 2018, com o apoio do ex-presidente.

Frota fez várias ofensas ao senador e afirmou que Flávio Bolsonaro não terá bom desempenho nas urnas: “Ele vai ficar em quinto lugar na eleição, vocês podem ter certeza disso”.

Silas Malafaia

O pastor Silas Malafaia, considerado aliado de Bolsonaro, fez uma crítica indireta no X: “A QUEM INTERESSAR: o amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas. Não estou falando nem contra nem a favor de ninguém. Somente isto.”

Apesar da proximidade, Malafaia e Bolsonaro tiveram desavenças recentes, incluindo críticas à postura de Eduardo Bolsonaro após tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.