Publicidade
Caso Master

Flávio Bolsonaro tentou ligar para Vorcaro nos 4 dias antes da prisão do banqueiro

Flávio Bolsonaro
Mensagens extraídas pela PF mostram quatro tentativas de contato entre o senador e Vorcaro antes da prisão, em novembro de 2025. (Foto: André Coelho/EFE)

Ouça este conteúdo

O senador e candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tentou falar com o ex-banqueiro preso Daniel Vorcaro, dono do liquidado Banco Master, nos quatro dias anteriores à prisão dele em novembro do ano passado. Mensagens recuperadas pela Polícia Federal no celular do empresário mostram contatos feitos diariamente entre os dias 13 e 16 de novembro, incluindo chamadas não atendidas e pedidos para que o banqueiro retornasse a ligação.

As mensagens foram extraídas do celular de Vorcaro apreendido no dia de sua prisão e obtidas pelo Estadão, que as divulgou nesta quinta-feira (24). A Gazeta do Povo confirmou a veracidade dos diálogos com fontes a par da investigação.

A reportagem procurou o senador para se pronunciar sobre a apuração e aguarda retorno.

Segundo a apuração, Flávio Bolsonaro escreveu para Vorcaro no dia 13 de novembro, às 9h13: “Fala mermao! Bom dia! Pode atender?”. Vorcaro respondeu que retornaria em meia hora, mas não há registro de ligação na conversa. No dia seguinte, o senador fez uma chamada que não foi atendida.

Dois dias depois, Vorcaro justificou a ausência afirmando que : “Fala irmão. Tava trânsito voo o tem (sic)”, e Flávio voltou a perguntar: “Pode atender?”. No dia 16, houve outra chamada perdida e, depois, Vorcaro afirmou que estava na igreja e que telefonaria ao terminar.

“Irmão, estou e estarei contigo sempre, não tem meia conversa entre a gente. S6 preciso que me dê uma luz! Abs”, escreveu Flávio a Vorcaro às 15h46. No dia seguinte, o empresário foi preso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP),quando tentava deixar o país em um jato particular.

Dinheiro para "Dark Horse"

Segundo os dados apresentados pela PF, o contato entre Flávio e Vorcaro havia começado em dezembro de 2024, mas as mensagens mais antigas tinham sido apagadas e os investigadores conseguiram recuperar apenas os três meses finais da comunicação. Nesse período, parte das conversas estava relacionada ao financiamento do filme “Dark Horse”, cinebiografia sobre a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 8 de setembro de 2025, Flávio havia enviado um áudio cobrando Vorcaro por recursos para a produção, em mensagens vazadas pelo site Intercept Brasil. O senador confirmou o diálogo e justificou que havia um contrato de financiamento particular, mas que nunca foi apresentado publicamente.

“Então, se você puder me dar um toque, uma posição aí, Daniel, porque a gente precisa saber o que faz, cara, da vida, porque eu já tenho muita conta pra pagar esse mês e o mês seguinte também”, afirmou o senador.

Pouco depois, Vorcaro respondeu que providenciaria os pagamentos no dia seguinte. Na sequência, os dois conversaram por uma ligação de WhatsApp de 2 minutos e 38 segundos, cujo conteúdo não pôde ser recuperado pela PF.

As tentativas de contato ocorreram em um momento de crescente pressão sobre o Banco Master e de investigação sobre a instituição. Cinco dias antes do primeiro contato, em 3 de setembro, o Banco Central havia rejeitado a operação de compra do Master pelo Banco de Brasília (BRB), após mais de cinco meses de análise.

As mensagens também mostram que Vorcaro supostamente tinha contato com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive pedindo a ele uma orientação se deveria deixar o país às vésperas de sua prisão.

“Acha que segunda já tenho que estar fora?”, perguntou.

A prisão de Vorcaro foi determinada pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal em 17 de novembro e executada horas depois, quando ele tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos supostamente para negociar a venda de parte do Banco Master a investidores árabes. A investigação da PF aponta que o banqueiro tinha conhecimento antecipado de que poderia ser alvo de medidas judiciais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.