Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MPF

Gayer apresenta representação contra Sâmia Bomfim por discurso de ódio ao povo judeu

Deputado Gustavo Gayer apresenta representação contra Sâmia Bomfim por discurso de ódio ao povo judeu. (Foto: Reprodução/Agência Câmara )

Ouça este conteúdo

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) apresentou uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) contra a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) por ela ter feito uma publicação em que defende, segundo ele, a “extinção do Estado de Israel” e “dissemina discurso de ódio em face do povo judeu”.

VEJA TAMBÉM:

Na postagem, publicada na rede X, a deputada do PSOL diz: “Cessar-fogo assinado! Viva a resistência do povo palestino. Agora seguiremos em luta até que a Palestina seja livre do rio ao mar!”.

De acordo com Gayer, a expressão que “remete à Palestina livre ‘do rio ao mar’ é concebida por grande parte da comunidade internacional como antissemita, posto que para tanto seria necessário a extinção física do Estado de Israel”.

“Ressalta-se que a frase ‘do rio ao mar‘ está na Constituição do grupo terrorista Hamas e é utilizada comumente para ilustrar o seu objetivo de destruir o Estado de Israel. Igualmente, a expressão reafirma a missão do Hamas de não permitir soluções de paz na região, tal como a convivência harmônica entre os dois estados”, explica Gayer na representação.

O deputado ainda ressaltou que a publicação de Sâmia Bomfim é de “caráter antissemita e odiosa”. “Condutas agressivas e preconceituosas desta natureza não podem ser toleradas pelas autoridades brasileiras, em especial quando partem de uma representante do Parlamento”, reforça.

Por fim, Gayer pede que o MPF “proceda com a análise das hipóteses criminais que porventura estejam contidas em referida conduta.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.