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Concessões

Como o governo Bolsonaro vai atrair R$ 208 bilhões em investimentos em infraestrutura

  • PorJéssica Sant'Ana
  • Brasília
  • 21/07/2019 19:52
Ministro Tarcisio Freitas durante leilão de aeroportos em março deste ano:
Ministro Tarcisio Freitas durante leilão de aeroportos em março deste ano: concessões são aposta do governo para ampliar investimentos.| Foto: Alberto Ruy/Ministério da Infraestrutura

Depois de leiloar 12 aeroportos, dez terminais portuários e um trecho da ferrovia Norte-Sul no primeiro semestre, o governo Jair Bolsonaro fechou a lista de mais ativos de infraestrutura que serão concedidos à iniciativa privada até o fim do mandato (2022).

Serão leiloados mais 41 aeroportos e 11 terminais portuários e concedidos 16,5 mil quilômetros em rodovias e 2,4 mil de novas ferrovias, entre outros. Ao todo, o governo espera atrair, pelo menos, mais R$ 208 bilhões em compromissos de investimentos, dinheiro que será aplicado ao longo do tempo de concessão, que normalmente é de 30 anos.

A lista foi definida pelo Ministério da Infraestrutura. O titular da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, disse a jornalistas que a carteira de projetos será o “maior surto da história do país” em investimentos em logística. “A gente tem hoje o maior programa de concessões do mundo. Não existe em nenhum país um programa de transferência de ativos para iniciativa privada tão vigoroso, tão grande como o que temos”, explicou.

CONFIRA: Lista completa com tudo que será concedido à iniciativa privada

A concessão de rodovias – cerca de 16,5 mil quilômetros – é a que mais vai atrair compromissos em investimentos: R$ 140 bilhões ao longo do tempo de concessão. A primeira concessão de rodovia do governo será as das BRs 364-365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), no Triângulo Mineiro. São, ao todo, 437 quilômetros de estrada e necessidade de a empresa vencedora investir, pelo menos, R$ 2 bilhões. O prazo de concessão será de 30 anos. O leilão está marcado para 18 de setembro.

Depois das rodovias, aparecem as ferrovias, que devem atrair cerca de R$ 54,4 bilhões. Serão leiloados 2.430 quilômetros de novas ferrovias e prorrogado o contrato das malhas já existentes. Entre os novos trilhos, estão em estudo a Ferrogrão e o trecho da Fiol que vai de Ilhéus a Caetité, na Bahia, e em análise pelo Tribunal de Contas da União o leilão de trecho da Fico e da ferrovia Rio-Vitória.

Na área de aeroportos, a previsão é atrair R$ 10,2 bilhões com o leilão de 41 aeroportos que ainda estão nas mãos do poder público. O valor pode aumentar um pouco com a alienação da participação da Infraero nos aeroportos Guarulhos, Brasília, Galeão e Confins, ainda não quantificada, assim a solução para a questão de Viracopos, em recuperação judicial. Até 2022, todos os aeroportos devem passar para a administração da iniciativa privada.

Em portos, a previsão é arrendar 11 terminais e desestatizar um porto e uma companhia de docas, atraindo assim, no mínimo, R$ 3,9 bilhões. A lista começa com dois terminais em Santos (SP) e um em Paranaguá (PR), que serão leiloados em 13 de agosto. Há, ainda, mais oito terminais para serem leiloados até 2022 e a desestatização do Porto de São Sebastião e da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

O governo prevê, ainda, a retomada ou conclusão de diversas obras públicas, como o novo aeroporto de Vitória da Conquista (BA), que será inaugurado na terça-feira (23), as dragagens do Rio Madeira e do Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e a duplicação de 15 quilômetros da BR-381, em Minas Gerais.

O que já foi feito em concessões

Já no primeiro semestre, o governo leiloou 12 aeroportos, dez terminais portuários e um trecho da ferrovia Norte-Sul. Ao todo, a União arrecadou R$ 5,8 bilhões à vista e os vencedores assumiram compromissos de investimento de R$ 6,82 bilhões ao longo do tempo de concessão, em média 30 anos.

Lista completa

Confira a lista completa do que ainda será concedido à iniciativa privada até 2022, segundo dados do ministério da Infraestrutura. Expectativa é atrair compromissos de investimento de, pelo menos, R$ 208 bilhões.

AEROPORTOS

  • 6ª rodada - 22 aeroportos (investimento de R$ 5,0 bilhões)

Sul (9): Curitiba (PR), Bacacheri (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Joinville (SC), Navegantes (SC), Pelotas (RS), Bagé (RS) e Uruguaiana (RS);

Norte 1 (7): Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC);

Central (6)Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Teresina (PI), Imperatriz (MA) e Petrolina (PE);

  • 7ª rodada - 19 aeroportos (investimento de R$ 5,2 bilhões)

RJ-MG (7)Santos-Dumont (RJ), Jacarepaguá (RJ), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Pampulha (MG), Carlos Prates (MG), Uberaba (MG);

Norte 2 (7): Belém (PA), Júlio César (PA), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Macapá (AP);

SP-MS (5)Congonhas (SP), Campo de Marte (SP), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS).

  • Viracopos – concessionária que administra entrou em recuperação judicial; governo estuda solução
  • Alienação da participação da Infraero nos aeroportos de Guarulhos, Brasília, Galeão e Confins – ainda em estudo.

PORTOS (R$ 3,9 Bilhões)

  • 3 terminais portuários – leilão está marcado para 13 de agosto

Santos (STS 13 A e STS 20);

Paranaguá (PAR 1).

  • 8 terminais portuários - leilão em estudo

Itaqui (4): IQ1 03, IQI 11, IQI 12 e IQI13 (Combustíveis);

Santos (1): STS 14 (Contêiner);

Suape (2): SUA 01 (Veículos) e SUA 05 (Contêineres);

Paranaguá (1): PAR 12 (Veículos).

  • 2 desestatizações - em estudo

Porto de São Sebastião;

Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa).

FERROVIAS (R$ 54,4 bilhões)

  • 4 novas ferrovias ou trechos ferroviários

Ferrogrão (933 km) – em estudos;

Fiol (Ilhéus – Caetité) - (537 km) – em estudos;

Fico (Água Boa – Mara Rosa) - (383 km) - em análise pelo TCU;

Ferrovia Rio – Vitória - (577 km) – em análise pelo TCU.

  • 4 prorrogações de contratos já existentes

Rumo Malha Paulista (1.989 km) – em análise pelo TCU;

EFC (892 km) – em análise pelo TCU;

EFVM (895 km) – em análise pelo TCU;

MRS (1.686 km) – em audiência pública;

FCA (7.215 km) – em estudos.

RODOVIAS (R$ 140 bilhões)

  • BR-364/365/GO/MG (437 km) - leilão marcado para 18 de setembro;
  • BR-381/262/MG/ES (672 km) - em fase de audiência pública;
  • BR-163/230/MT/PA (970 km) - início de Audiência Pública até 30/07/19;
  • BR-153/080/414/GO/TO (851 km): início de Audiência Pública até 30/07/19;
  • BR-364/RO/MT (806 km): em estudos
  • BR-153/282/470/SC e SC-412 (515 km): em estudos
  • BR-116/493/RJ (711 km) – em estudos;
  • BR-040/495/RJ/MG (180 km) - em estudos;
  • BR-116/465/101/RJ/SP (402 km) - em estudos;
  • Rodovias Integradas do Paraná (4 mil km): em estudos;
  • Estudos: 7 mil km de rodovias (15 trechos/13 Estados) - (BR-101/NE, BR-116/304/CE/RN, BR-230/PB, BR-232/PE, BR-116/BA/PE, BR-235/SE, BR-020/DF/GO/BA, BR-116/MG, BR-251/MG, BR-364/MT/RO, BR-364/060/MT/GO, BR-452/GO, BR-282/SC, BR-158/392/RS, BR-116/290/RS);
  • Licenciamento: BR-319/AM/RO, BR-135/MA, BR-242/MT, BR-080/MT e BR-135/BA/MG
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Comentários [ 31 ]

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    B.D.Costa

    ± 7 horas

    uma forma inteligente seria afastando o Presidoente...

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  • G

    Guilherme

    ± 15 horas

    Ótimo!

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  • R

    Renata

    ± 1 dias

    Parabéns ao ministro, que fala pouco e faz muito. Dessa forma ele deveria ser o exemplo para todos desse governo.

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    2 Respostas
    • I

      Isabel

      ± 1 dias

      Zyss: o povo ta muito mais preocupado com as FOFOCAS do que com o que o governo ja fez.

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    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      O governo está fazendo muito, basta parar de ler as fofoquinhas. MP da liberdade econômica é um bom exemplo, agora vai cobrar do seu queridinho Nhonhô a conversão em Lei.

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    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 1 dias

    Ótima notícia!

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    Marcos A.

    ± 1 dias

    O governo está certo em privatizar ou dar concessão primeiro a setores de infraestrutura, que é o que o Brasil mais está precisando. Vai haver choradeira da esquerda, mas seria muito pior se já tentasse privatizar grandes empresas como a Petrobrás já de início. Uma coisa de cada vez e a vez da Petrobrás vai chegar também.

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  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 1 dias

    PRIVATIZANDO TDO ...NÃO DEIXAR NADA PARA POLITICOS BANDIDOS E LADROES BOTAREM A MÃO COMO FIZERAM OS COMUNISTAS LADROES E BANDIDOS DO PT...EM 15 ANOS RASPARAM TDO E DEIXARAM 1 TRILHÃO DE DIVIDAS.,,,,.AÍ APARECE A GRANA .......

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    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 1 dias

    Excelente ministro . Trabalha para o Brasil sem fazer barulho. Seu nome é Tarcísio Freitas. Nota 10.

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  • R

    Roberto Majewski

    ± 1 dias

    Sou totalmente a favor das privatizações, porém o governo insiste em sempre cometer os mesmos erros nas privatizações. Gasta bilhões em reformas e ampliações e depois entrega de "mão beijada" para a inciativa privada simplesmente administrar em investir a um longo prazo. O aeroporto de Curitiba está na lista, um dos melhores aeroportos do país, que foi totalmente reformado e ampliado vai cair nas mão da iniciativa privada para simplesmente administrar. Quero ver se vão construir a nova pista! Porque não oferecem para a iniciativa privada a construção de rodovias, que só existem no papel, porque na realidade são grandes atoleiros, que só atrasam a vida de quem precisa.

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    • E

      EDUARDO SABEDOTTI BREDA

      ± 23 horas

      Há um projeto de uma nova pista para o Afonso Pena, com pista que permitirá pouso de grandes aviões, em especial os de carga. Por conta da pista atual, produtos saem de Curitiba ou vêm para a cidade em caminhões a partir de outros aeroportos. Pode ser a oportunidade dessa pista ser construída. Há muito a ser feito lá.

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    Maria da Graça Vargas aguiar

    ± 1 dias

    Verdade Eder, estão aturdidos e apavorados, esse choque de gestão está mostrando o quão ineficientes foram, Luiz Inácio e seus puxadinhos......não sabem nem como reagir, daí porque tantas pequenas questiúnculas periféricas são fomentadas.

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    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 1 dias

    Esse ministro está realizando um trabalho notável num ministério que sempre foi alvo de notícias ruins. Espetacular notícia.

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  • F

    Flavio Teixeira

    ± 1 dias

    Para atrair investimentos, a primeira providência a ser tomada, deveria ser que o presidente calasse a boca. Já seria um grande passo. E aproveitando a ocasião, seria um salto para a humanidade...

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      Flavio Teixeira

      ± 1 dias

      Não adianta negativar a verdade. A cada comentário dessa,anta, é um passo atrás no desenvolvimento da terrinha...

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  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 1 dias

    O Brasil merece este choque de eficiência. Certamente o retorno levará alguns anos, mas pelo menos abemos que o progresso voltará ao nosso país. E todas as confusões atuais serão esquecidas. E continuaremos a ter governos como este, com brasileiros preocupados com o Brasil. e não com seus partidos. Que , aliás, estão aturdidos por terem ficado fora do novo processo de gestão pública implantado pelo governo Bolsonaro. E continuem fora para não atrapalhar.

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  • L

    Luigi Tenco

    ± 1 dias

    Em um apartamento de um certo "hotel" no bairro Sta. Cândida: "Companheira Coxa, você não disse que essa história das conversa do Moro com o Galan... Dalga... Dana..., com o Deltan, ia acabar com o Bolsonaro? O homi tá cada dia mais forte! Que que adiantou a gente comprá o mandato da Lhama Cuspideira pro marido do Glen? Até os jumento que não me deixava dormir desistiu de ficar gritando 'bom dia'"

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  • E

    Emerson Luís

    ± 1 dias

    Concessão não é privatização, é apenas um aluguel. Tem que privatizar de verdade!

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    • L

      Luigi Tenco

      ± 1 dias

      Kaline, e pode fazer o mesmo teste na 101, na 277.

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    • L

      Luigi Tenco

      ± 1 dias

      Kalline, não exagere na militância! Pegue a BR116 na direção de Porto Alegre, e me diga honestamente, HONESTAMENTE!, se a rodovia está ruim. Mas tem de ser honesta.

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    • K

      Kalline

      ± 1 dias

      Se for igual ao Paraná, serão pedágios altos sem melhorias ou duplicação das estradas e o dinheiro saindo pelo ralo para os políticos. Mais do mesmo.

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    • P

      Pedro Silva

      ± 1 dias

      No caso da privatização, você não tem garantia de que obras sejam feitas. Esses alugueis são por no mínimo 20 anos.

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  • A

    ALEXANDRE M

    ± 1 dias

    Essa notícia é música para nossos ouvidos!

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  • E

    EAP

    ± 1 dias

    O Senhor é meu trator e a BR asfaltará.

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  • M

    Mário

    ± 1 dias

    Tudo em um governo precisa andar alinhado, o que a PTzada desalinhou e desviou o foco da nação metendo a mão na cumbuca mas fazendo uma propaganda imensa de vender ilusões. Desta vez a farsa espatifou e hoje estamos reconstruindo tudo do zero. O Ministro Tarcísio é um fenomeno que tenho acompanhado nas publicações que terceiros fazem. Ele trabalha 25 horas por dia, viajou nas estradas lamacentas do norte e centro oeste com caminhoneiros e está mandando bala nas pavimentações e ferrovias. O que mais o Brasil precisa !? De mais mil Tarcísio !!!!!!!!

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  • H

    Henrique Barros

    ± 1 dias

    Esse ministro, o Tarcísio de Freitas, é show de bola!!! O cara é muito competente. Está fazendo milagre. Finalmente as privatizações desses ativos públicos estão senda feitas.

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  • A

    ALTEVIR

    ± 1 dias

    Corretíssimo!!! Isto se chama limpeza. Haverá muito esperneio, ranger de dentes ......tudo mimimimi!!! Tudo cabide de emprego, com a administração governamental. Com a decisão o Brasil recuperará em quatro anos, o que perdeu em trinta,

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  • G

    GUSTAVO_RJ_70

    ± 1 dias

    Privatiza tudo !! Já trabalhei em estatal , como contratado (nunca quis ter a tal estabilidade), e atestei o marasmo que é.

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    2 Respostas
    • M

      Marcos A.

      ± 1 dias

      Neto: Quando se tem estabilidade a maioria dos funcionários não tem motivação nenhuma para trabalhar, e aqueles que trabalham de fato, tem que carregar o trabalho dos outros nas costas, una-se a isso falta de plano de carreira que não premia quem é eficiente. Funcionários bons e ruins são tratados da mesma forma. E aqueles que são eficientes acabam depois de um tempo ficando desmotivados. Eu trabalho em uma empresa pública e sei que funciona assim, e não é generalização. Onde as condições são assim, funciona assim.

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    • N

      Neto

      ± 1 dias

      Em que estatal? Não generalize.

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    Freitas

    ± 2 dias

    Boa notícia.

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