Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contingência

Hugo Motta sinaliza priorizar plano contra tarifaço dos EUA

Presidente Hugo Motta diz que Câmara dará prioridade ao Plano do governo para amenizar efeitos do tarifaço dos EUA. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal sinalizaram prioridade na tramitação do plano de contingência do governo brasileiro contra o tarifaço de 50% imposta pelos Estados Unidos, anunciada pelo presidente Donald Trump. Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, afirmou, para a CNN,  que o Legislativo dará urgência à proposta assim que ela for encaminhada.

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, também garantiu apoio para a tramitação rápida do projeto. A expectativa é que as medidas sejam aprovadas ainda em agosto e comecem a vigorar em setembro. 

O pacote governamental tem o objetivo de compensar um impacto econômico estimado em cerca de R$ 22 bilhões. As medidas visam proteger 146 mil empregos nas indústrias e no agronegócio brasileiros.

VEJA TAMBÉM:

Entre as ações previstas estão a proibição de demissões, o adiamento do pagamento de impostos federais e o aumento das compras públicas de alimentos como carne e café. Ainda não há um projeto formal entregue, mas o governo tem debatido as ações que serão consolidadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) devem finalizar o pacote em breve, com anúncio planejado para a segunda-feira (12) ou terça-feira (13).

Além das medidas internas, o governo brasileiro busca ampliar a diversificação de parceiros comerciais para reduzir o efeito das tarifas. México, Índia, China, Rússia, Vietnã, Japão e Indonésia são apontados como mercados potenciais.

A China já manifestou interesse em elevar a importação de carne e café do Brasil. O vice-presidente Alckmin deve viajar ao México ainda em agosto buscando reuniões nos Estados Unidos para negociar exceções para produtos brasileiros.

O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) tem encontro agendado com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na quarta-feira (13), para tratar do impacto do tarifaço.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.