• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) em live feita nas redes sociais. Foto: Marcos Corrêa/PR| Foto: PR

Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada neste domingo (7) pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que 33% dos brasileiros consideram o governo de Jair Bolsonaro (PSL) regular, 32% ótimo ou bom e 30% ruim ou péssimo. Entre os entrevistados, 4% não souberam opinar.

Na comparação com os índices registrados por presidentes em primeiro mandato, Bolsonaro é o que teve a pior avaliação para os três meses iniciais de gestão dos eleitos desde Fernando Collor, segundo o Datafolha.

PODCAST: Guerra dos 100 Dias: Bolsonaro, Lula, FHC ou Collor. Qual governo fez mais em 3 meses?

Os números contrastam com a expectativa em relação ao governo Bolsonaro antes da posse. Nesse período, 65% esperavam que o presidente fizesse um governo ótimo ou bom; 17%, regular; e 12%, ruim ou péssimo.

A margem de erro da pesquisa divulgada neste domingo (7) é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 de abril.

Comparação com outros presidentes

No caso do ex-presidente Fernando Collor, 36% consideravam a gestão ótima ou boa após o primeiro trimestre de mandato, enquanto 19% avaliavam o governo como ruim ou péssimo.

Já Fernando Henrique Cardoso (PSDB) registrou rejeição menor, de 16%. Após os três meses iniciais do seu primeiro mandato, 39% dos entrevistados consideravam a gestão ótima ou boa.

Os governos petistas, por sua vez, registraram índice de rejeição ainda menor. No primeiro mandato de Lula (PT), 10% consideravam o governo ruim ou péssimo após os três primeiros meses. Já 43% avaliavam a gestão como ótima ou boa.

Para Dilma Rousseff (PT), 47% consideravam o governo ótimo ou bom após o primeiro trimestre. Já 7% avaliavam a gestão como ruim ou péssima.

O Datafolha considera que os índices de vices que assumiram após impeachments e de presidentes em início de segundo mandato não são comparáveis aos números de Bolsonaro, por conta das diferenças contextuais.

LEIA MAIS: Para 57% dos brasileiros, data do golpe deveria ser desprezada – e não comemorada

Resultados por segmento

Se considerados os resultados por gênero, a aprovação do presidente Bolsonaro é maior entre os homens (38%) do que entre as mulheres (28%).

Já quando considerada a renda dos entrevistados, a maior aprovação fica entre os que ganham entre mais de cinco e dez salários mínimos (43%). Entre os que ganham mais de dez salários mínimos, 41% consideram o governo Bolsonaro como ótimo ou bom.

Os entrevistados com renda com mais de dez salários mínimos também são os que têm maior rejeição ao governo (37%). Já no que diz respeito à escolaridade, 35% dos que têm ensino superior consideram a gestão como ruim ou péssima.

Evangélicos e brancos estão entre os que mais aprovam o governo Bolsonaro, registrando 42% e 39% da avaliação ótimo/bom, respectivamente. Entre os católicos, por outro lado, apenas 27% têm boa percepção da gestão. Pretos e pardos são os que mais desaprovam o governo, com 29% de rejeição em cada um dos grupos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]