• Carregando...
Janja
Pesquisa revela que 41% dos eleitores brasileiros consideram a atuação de Janja como insignificante para o país.| Foto: Enrique Garcia Medina/EFE

A primeira-dama Janja Lula da Silva, que tem se destacado no governo por influenciar decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ser colocada à frente de missões oficiais – como a recente visita com ministros ao Rio Grande do Sul – tem uma atuação vista como insignificante pelos eleitores brasileiros.

Pesquisa do Poder Data divulgada nesta segunda (2) aponta que a participação de Janja no governo não afeta o Brasil para 39% dos eleitores que elegeram Lula no ano passado e 45% dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) – que tem a ex-primeira-dama Michelle “bem conhecida” por 53% dos brasileiros.

Em uma apuração geral, 74% dos eleitores afirmam conhecer a primeira-dama, e 41% consideram que a atuação dela não afeta o Brasil – 28% consideram ruim para o país, 22% boa e 9% não souberam opinar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de setembro com 2,5 mil pessoas em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com confiança de 95%.

A pesquisa demonstrou que a avaliação da primeira-dama varia pouco por recorte demográfico, com diferenças dentro da margem de erro. Mesmo entre as mulheres, as taxas são semelhantes ao eleitorado geral – 38% dizem conhecê-la bem, 38% ouviram falar e 24% não a conhecem (entre os homens, a avaliação é de 34%, 37% e 29%, respectivamente).

Janja é conhecida por 74% dos eleitores, com 36% afirmando "conhecer bem" e 38% "ter ouvido falar" da primeira-dama. Apenas 26% dos entrevistados disseram não conhecer a esposa de Lula. A popularidade de Janja cresceu desde setembro de 2022, quando o PoderData fez a mesma pergunta pela primeira vez, aumentando 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O destaque vai para o fato de que, com apenas nove meses no Planalto, a atual primeira-dama tem uma taxa de conhecimento superior à que Michelle Bolsonaro tinha em setembro de 2022, após quase quatro anos de governo do marido. Na época, apenas 53% dos eleitores afirmavam conhecê-la, evidenciando o impacto da atuação de Janja.

A pesquisa PoderData ressalta a crescente influência da primeira-dama, que desempenha um papel significativo na política do país desde o início do governo Lula 3. A atuação de Janja nas decisões de Lula vem se mostrando fortes a ponto de ditar os rumos de pautas controversas no Planalto, e a presença dela pode ser ainda mais crucial enquanto o presidente se recupera da cirurgia no Palácio da Alvorada, permitindo que ela participe de eventos públicos para representar o marido.

No entanto, a pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros parece indiferente à atuação de Janja, sugerindo uma sensação geral de neutralidade em relação à primeira-dama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]