Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagens internacionais

Janja passou mais tempo em viagens ao exterior do que Lula no 3º mandato

Mesmo sem cargo público, Janja já passou mais dias em viagens ao exterior do que Lula desde 2023
Mesmo sem cargo público, Janja já passou mais dias em viagens ao exterior do que Lula desde 2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, passou 130 dias fora do país. De acordo com levantamento feito pelo portal Poder360, Janja já visitou 35 países em 30 viagens internacionais.

O total de dias em viagens internacionais acumulado por Janja é maior do que o de Lula. Desde que voltou ao Planalto, o petista passou 106 dias no exterior — ou seja, 24 a menos que Janja.

Na próxima terça-feira (3), Lula embarcará para a França e retornará na outra semana, no dia 9 de junho. Ainda assim, seu saldo total de dias viajados ao exterior não superará o da primeira-dama. A diferença se deve a viagens em que Janja representa o governo brasileiro, apesar de não ocupar cargo público.

Entre 11 e 13 de fevereiro, por exemplo, Janja foi a Roma para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, acompanhou a primeira-dama em missão oficial. Os custos foram de ao menos R$ 260 mil.

Janja também foi designada por Lula para participar da Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), entre os dias 26 e 30 de março. Nesta ocasião, o governo federal desembolsou ao menos R$ 18 mil apenas com as diárias da primeira-dama e de seus cinco assessores.

Em algumas viagens ao exterior, a primeira-dama partiu antes que Lula ou sua comitiva, como nas idas ao Japão e à Rússia. Segundo Janja, a antecipação da viagem a Tóquio teve como objetivo economizar com os custos da passagem aérea.

Janja também embarcou para Moscou (Rússia) quatro dias antes do marido, a convite do governo russo. A socióloga participou das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marca a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

Em 2024, Janja foi indicada pelo presidente ou recebeu convites para representar o país em quatro eventos oficiais, fora da função de primeira-dama. Já em 2023, ela acompanhou Lula em todas as viagens internacionais realizadas, mas não teve compromissos próprios fora do Brasil.

É de praxe que Janja acompanhe Lula em suas viagens internacionais. Desde o início do terceiro mandato, houve uma única exceção: quando o petista foi ao Chile, em agosto, para encontro com o presidente Gabriel Boric.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.