Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagem ao Japão

Janja viaja ao Japão uma semana antes de Lula sem divulgar agenda

Janja da Silva
Primeira-dama não divulgou viagem antecipada ao Japão para participar de eventos antes de Lula. (Foto: reprodução/Canal Gov)

Ouça este conteúdo

A primeira-dama Janja da Silva viajou ao Japão no começo desta semana antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegará ao país asiático na próxima segunda (24). Segundo confirmou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) à Gazeta do Povo, ela participará de eventos em Tóquio e terá a agenda divulgada nos próximos dias.

A viagem dela antes do presidente, no entanto, não foi divulgada e nem tornada pública como costuma fazer, e mais detalhes não foram informados.

A única informação oficial divulgada da viagem foi um comunicado do Ministério das Relações Exteriores na semana passada, informando que a viagem ocorrerá entre os dias 24 e 27 de março, incluindo um evento no Palácio Imperial no dia 25. Além do Japão, Lula irá ao Vietnã na sequência.

VEJA TAMBÉM:

Apurações da Folha de S. Paulo e do Poder 360 apontam que Janja está acompanhada de pelo menos uma assessora, Taynara Pretto, que confirmou a viagem e que a agenda de compromissos será divulgada em breve.

Há, ainda, publicações no Diário Oficial da União (DOU) de que seis pessoas foram afastadas dos cargos no Brasil para acompanharem Janja para “preparar a viagem do Senhor Presidente da República, a realizar-se à cidade de Tóquio, Japão e na cidade de Hanói, República Socialista do Vietnã”. A liberação destes está marcada entre os dias 16 e 29 de março.

Os custos da viagem de Janja ao Japão também ainda não foram divulgados.

No mês passado, a viagem da primeira-dama a Roma, na Itália, com uma comitiva de 12 pessoas custou cerca de R$ 260 mil aos cofres públicos. Ela viajou acompanhada do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, para participar de uma reunião do Fundo Internacional de Governança do Fida, vinculado à ONU.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.