• Carregando...
Mesmo depois de desmentida a notícia sobre a operação da PF contra Carlos Bolsonaro, parte da esquerda ainda sustenta a narrativa
Mesmo depois de desmentida a notícia sobre a operação da PF contra Carlos Bolsonaro, parte da esquerda ainda sustenta a narrativa| Foto: Reprodução redes sociais

Mesmo depois de desmentida pela própria Polícia Federal (PF) a informação de que agentes teriam encontrado um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em posse do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), parte dos perfis de esquerda nas redes sociais ainda sustentam a falsa narrativa.

A notícia falsa foi veiculada na manhã desta segunda-feira (29) pela apresentadora do programa Conexão GloboNews, Daniela Lima. Ao final do dia, depois de horas de repercussão, a emissora reconheceu a falsidade da informação veiculada. Nesta terça-feira (30), a apresentadora fez uma retratação ao vivo.

Na segunda, ao noticiar o caso, a âncora do Conexão GloboNews disse ter confirmado a informação com uma fonte anônima da PF. Na verdade, o equipamento da Abin foi apreendido na casa de um militar na Bahia. O militar é casado com uma servidora da Abin e não têm vínculos com Carlos Bolsonaro.

Após  a retratação, alguns perfis da esquerda compartilharam a correção da notícia e outros decidiram permanecer com o post em que endossam a notícia falsa.

Conhecido por defender o uso de fake news para fins políticos, o deputado André Janones (Avante-MG) compartilhou a errata da jornalista, mas manteve publicado em seu perfil a versão anterior. A publicação do deputado com a notícia falsa recebeu uma checagem da comunidade na rede social X

“Daniela Lima, jornalista da GloboNews e responsável por divulgar essa informação, admitiu que cometeu um erro: o computador da Abin não foi encontrado na casa de Carlos Bolsonaro, mas sim na casa do ex-assessor de Alexandre Ramagem que é casado com uma agente da Abin”, diz a nota da comunidade adicionada ao post do parlamentar.

Já o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), ignorou a errata e manteve a publicação com a notícia falsa. No post, o parlamentar ainda propõe uma “limpeza” na política brasileira. Boulos prometeu que fará sua parte nesse processo de "limpeza", em São Paulo, caso seja eleito prefeito. A publicação do deputado, com a informação falsa, já soma quase 580 mil visualizações.

O PSOL, partido de Boulos, também manteve a publicação no ar. A exemplo de Boulos e do PSOL, o líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) também ignorou a errata e manteve a versão falsa sobre a apreensão do computador da Abin veiculada pela GloboNews.

A presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, compartilhou a errata publicada pela jornalista da GloboNews e apagou o post anterior em que acusava a família Bolsonaro de “atacar e vigiar adversários”. A publicação sobre a apreensão do equipamento da Abin também foi apagada da página oficial do partido na rede social X.

Presidente do PL reclama de “perseguição”

Após a emissora “corrigir” a informação, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reclamou da “perseguição” contra a família Bolsonaro e seus apoiadores.

“Uma jornalista de uma renomada emissora de televisão fez uma fake News dizendo que encontraram um computador da Abin na casa do vereador Carlos, filho do Bolsonaro. Depois, ela teve a hombridade de corrigir o erro. O problema é que o entusiasmo em dar a notícia falsa claro que foi muito maior do que o entusiasmo em corrigir o erro e, por conta disso, muita gente espalhou a notícia falsa e talvez não saiba que nunca existiu computador da ABIN na Casa do Carlos e que nada foi encontrado lá. Tenho percebido que o entusiasmo em expor e falar negativamente do Bolsonaro e seus filhos nunca será maior do que o entusiasmo que se percebe nos olhares de milhões e milhões de brasileiros patriotas. Para mim, quanto mais perseguirem, maior será o entusiasmo do povo brasileiro. Lembro aqui de uma frase do Ayrton Senna: 'Brasileiro não desiste nunca e eu sou brasileiro'”, escreveu Valdemar Costa na rede social X, nesta terça-feira (30).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]