Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IA

Justiça do DF determina que deputado petista se retrate por imagem falsa com Bolsonaro

Rogério Correia
Deputado Rogério Correia (PT) publicou uma imagem claramente adulterada pela Inteligência Artificial para forçar uma aproximação entre Vorcaro e Bolsonaro (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Uma decisão da Justiça do Distrito Federal obrigou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) a publicar, no prazo de 24 horas, uma retratação em suas redes sociais após a divulgação de uma imagem falsa criada com IA que reunia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o empresário Daniel Vorcaro e o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.

A medida foi tomada na sexta-feira (13), em ação apresentada pela defesa de Bolsonaro. Os advogados sustentaram que a publicação violou a honra e a imagem do ex-presidente ao sugerir um encontro entre os três - situação que nunca ocorreu.

Na decisão, a juíza Patrícia Vasques Coelho determinou que o parlamentar petista esclareça expressamente que a imagem não é verdadeira e que foi produzida com o uso de inteligência artificial. A magistrada também proibiu o deputado de divulgar novas montagens envolvendo Bolsonaro, Vorcaro ou Campos Neto, fixando multa em caso de descumprimento.

A postagem original de Rogério Correia foi removida pouco tempo após ser publicada por conta das críticas à montagem. No post, além da foto gerada por IA, o petista escreveu: "Vorcaro, Bolsonaro e Campos Neto: a foto é o retrato da roubalheira do Banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem!".  Após a decisão da Justiça, Correia reclamou nas redes sociais que foi processado por Bolsonaro e por “outras figuras da extrema-direita”, mas não fez referência à determinação judicial de retratar-se por publicar uma imagem falsa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.