• Carregando...
Deputado Fernando Mineiro (PT-RN)
Deputado Fernando Mineiro (PT-RN) atacou ativista do MBL e tentou levar seu telefone celular| Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) agrediu um ativista do MBL (Movimento Brasil Livre) que tentava gravar um vídeo com a presidente do PT Gleisi Hoffmann no aeroporto de Natal (RN) na sexta-feira (15). O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), um dos fundadores do MBL, afirmou neste sábado (16) que vai acionar o Conselho de Ética contra Mineiro (PT-RN) por agressão.

O ativista Matheus Faustino esperava Gleisi na saída do aeroporto para fazer questionamentos políticos. Ele gravava a presidente do PT com seu telefone celular quando foi atacado pelas costas pelo deputado Fernando Mineiro. Os dois se agarraram e rolaram pelo chão. Mineiro aparentava tentar tirar o celular à força das mãos de Faustino até ser contido por outras pessoas que estavam no local.

Em um vídeo publicado por Kataguiri é possível ouvir Mineiro dizer: “Fascista é isso, fascista eu quebro no pau”.

“Vamos entrar com representação no Conselho de Ética contra o deputado Fernando Mineiro do PT. Ele tentou arrancar o celular da equipe do [Matheus] Faustino após questionar a Gleisi Hoffmann”, escreveu no X (o antigo Twitter).

Kataguiri, que é pré-candidato à prefeitura de São Paulo, alegou ainda “quebra de decoro” do petista. “Entrar em luta corporal contra cidadãos que estavam fazendo questionamentos não é condizente com a ética parlamentar, uma clara quebra de decoro”, escreveu o parlamentar na rede social.

Após o ocorrido, Mineiro foi às redes sociais esclarecer sobre a situação e disse que não era a primeira vez que um parlamentar da oposição “invade espaços políticos e agride petistas, principalmente mulheres”.

O petista ainda afirmou que também vai acionar as medidas cabíveis na Justiça contra o MBL. “Quem me conhece sabe que prezo pelo diálogo e pelo respeito às divergências, mas não podemos tolerar a repetição organizada desse tipo de agressão gratuita e criminosa”, escreveu.

Gleisi diz que acionou PF para investigar o caso

Nas redes sociais, a presidente do PT disse que já acionou a Polícia Federal para apurar o caso e tomará medidas judiciais contra Faustino. Gleisi agradeceu Mineiro por ter agido em sua “defesa”.

“O elemento que me agrediu já é denunciado pelo Ministério Público por vários crimes cometidos nas redes sociais e também por agressão a outras pessoas. Responde a vários inquéritos policiais. Serve a essa turma bolsonarista. Um cachorro do fascismo, que usa esses métodos para tentar intimidar e constranger as pessoas. Esse pessoal, depois que causa a confusão, se faz de vítima”, disse a deputada em um vídeo divulgado no X.

“Logo, esse elemento terá de responder financeiramente a mim e criminalmente à sociedade, ocupando um espaço na cadeia”, acrescentou Gleisi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]