Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Lula diz que adversários devem “estar mais preocupados” sobre sua candidatura em 2026

Lula
Presidente reforçou sinais de que pode se candidatar à reeleição em 2026 se condições permitirem. (Foto: reprodução/Youtube Canal Gov)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta (9) que seus “possíveis adversários” devem “estar mais preocupados” do que ele sobre uma eventual candidatura à reeleição em 2026. A afirmação foi dada pouco depois da Quaest divulgar uma nova pesquisa de intenção de votos que o mostra liderando todos os cenários de primeiro e segundo turno contra nomes da oposição.

Lula vem dando sinais cada vez mais claros de que deve disputar um quarto mandato à presidência da República, e afirmou que pode realmente se candidatar se tiver condições como as que têm neste momento.

“Se eu estiver do jeito que estou, sinceramente, serei candidato a presidente da República para ganhar as eleições. Porquê tenho certeza que os nossos possíveis adversários devem estar muito mais preocupados do que eu. Eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente na eleição”, afirmou em entrevista à rádio Piatã FM, da Bahia.

VEJA TAMBÉM:

Um pouco antes, Lula foi questionado sobre a derrota que sofreu na Câmara dos Deputados nesta quarta (8), em que os deputados enterraram a “PEC da Taxação” que previa o aumento de vários tributos para o governo conseguir fechar as contas no ano que vem. Com isso, a equipe econômica deixa de arrecadar em torno de R$ 17 bilhões – a proposta original, que previa R$ 17 bilhões, foi desidratada em um acordo que, diz o governo, foi descumprido pelo centrão.

“É engraçado que o povo trabalhador paga 27,5% de imposto de renda do seu salário, e os ricos não querem pagar 12%, não querem pagar 18%. Então eles acham que ontem derrotaram o governo. Não derrotaram o governo. Derrotaram o povo brasileiro”, frisou.

O presidente petista citou ainda, como um sinal de que disputará a reeleição, que seu governo vem montando um projeto econômico não apenas para 2026, mas para “os próximos cinco anos”, o que coincide com um novo mandato na presidência da República. Ele também repetiu o discurso de que iniciou esta terceira gestão com os ministérios desmontados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que passou os dois primeiros anos reconstruindo as suas políticas públicas.

VEJA TAMBÉM:

A nova pesquisa da Quaest mostra Lula com 9 pontos à frente de Bolsonaro em uma eventual disputa em 2026, embora o ex-presidente siga inelegível e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado. O petista está, ainda, 15 pontos à frente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), 21 de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e 23 de Ratinho Jr. (PSD-PR).

No entanto, os candidatos da família Bolsonaro (incluindo o deputado federal Eduardo Bolsonaro) ganharam pontos nesta nova pesquisa em eventuais disputas de segundo turno, enquanto que Lula teve uma leve redução.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.