• Carregando...
Lula
Terceira gestão de Lula é aprovada por 51% dos brasileiros, apenas 0,1% acima dos votos recebidos na eleição de 2022.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A aprovação do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após seis meses de governo está estagnada na margem de votos válidos recebidos na eleição de 2022, de acordo com dados da pesquisa PoderData divulgada nesta quinta (29).

O levantamento aponta que 51% dos brasileiros aprovam o presidente, apenas 0,1% acima da quantidade de votos válidos recebidos no segundo turno da eleição presidencial, de 50,9%. O resultado variou 1% para cima e para baixo nas pesquisas anteriores, que indicaram uma aprovação de 52% em janeiro e de 49% em abril.

Por outro lado, a desaprovação subiu desde o começo do ano, passando de 39% em janeiro para 41% em abril e 43% em junho. Os números apontam que Lula não tem conseguindo avançar na aprovação dos brasileiros e enfrenta uma resistência crescente do eleitorado.

As maiores resistências ao terceiro governo de Lula estão entre os eleitores de 25 a 44 anos (50%), os moradores das regiões Sul (52%) e Centro-Oeste (52%), os que cursaram até o ensino médio (50%) e os brasileiros com renda familiar de dois a cinco salários mínimos (45%) e de mais de cinco salários mínimos (45%).

O PoderData também perguntou aos eleitores como eles avaliam o trabalho do presidente Lula à frente do governo, e apurou que a classificação “regular” disparou de 14% para 25%. Já a avaliação de ótimo/bom é de 41% e de ruim/péssimo é de 32%.

A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 25 e 27 de junho de forma eletrônica com 2,5 mil pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]