• Carregando...
André Ventura
Líder do partido Chega, André Ventura, afirmou que Lula será barrado se legenda vencer eleição do próximo domingo (10).| Foto: Miguel Pereira da Silva/EFE

O líder do partido português Chega, André Ventura, disse em um comício na quarta (6) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será barrado nos aeroportos do país se a legenda vencer as eleições legislativas marcadas para o próximo domingo (10).

O recado a Lula foi em referência à possível presença dele na comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, comemorada no dia 25 de abril. Ele esteve em Lisboa na data no ano passado, onde discursou na Assembleia da República sob protestos do lado de fora.

“Se o partido Chega vencer as eleições legislativas no próximo domingo, em 25 de abril, [...] o senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal. [...] Neste país ainda mandamos nós e neste país ainda escolhemos nós quem vem e quem não vem. Corruptos já temos cá muitos, não precisamos que venham mais de fora”, disparou Ventura durante o comício.

Ele afirmou, ainda, que Lula “ficará no aeroporto” e que “se insistir, vai para uma cadeia”. Recado semelhante foi dado para o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que “só entrará quando necessário, porque também não queremos que entre muitas vezes”.

Sánchez esteve no Brasil na quarta (6), onde se reuniu com Lula e ministros para tratar, entre outros assuntos, do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Já Lula ainda não indicou se pretende viajar a Portugal neste ano para participar da comemoração. No final do ano passado e no começo deste ano, ele afirmou que faria apenas duas viagens internacionais, para a África e para a Guiana e São Vicente e Granadinas -- ambas já realizadas.

As eleições legislativas de Portugal foram antecipadas para 10 de março após o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitar o pedido de demissão do primeiro-ministro socialista, António Costa, no ano passado, e dissolver o parlamento. A demissão ocorreu após uma série de prisões e buscas terem levado ao indiciamento do chefe de gabinete de Costa – ele também foi alvo da investigação do Ministério Público por suspeita de tráfico de influência.

Já o partido Chega foi elevado ao posto de terceira força política nas eleições legislativas de 2022, elegendo 12 deputados. A legenda tem o apoio no Brasil de políticos da direita, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que pediu votos a Ventura aos portugueses que vivem no Brasil.

“10/MAR quem tem cidadania portuguesa votará pelos correios. Vote no Partido Chega, não permita que o câncer da corrupção brasileira dê metástase”, disse em uma postagem na redes sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]