
Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse achar “hilariante” a oposição pedir anistia antes mesmo da Justiça julgar os processos relativos à suposta tentativa de golpe de Estado que levou aos atos de 8 de janeiro de 2023. A crítica ocorre em meio ao início do mandato do novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que já afirmou que pode discutir a proposta com “imparcialidade”.
Para Lula, os defensores da anistia estão se condenando previamente, e que não merece “absolvição” quem tramou pelo golpe e pelo plano de assassiná-lo, conforme foi descoberto pela Polícia Federal e que também tinha como alvos o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Nem terminou o processo e as pessoas já querem anistia. Ou seja, eles não acreditam que são inocentes? Eles deveriam acreditar que são inocentes e não ficar pedindo anistia antes do juiz determinar a punição ou se vai ter punição”, disse nesta quarta (5) em entrevista a rádios de Minas Gerais.
Lula diz que “estamos” garantindo um processo “altamente democrático” em que os envolvidos têm o direito à ampla defesa que ele, supostamente, não teve quando foi julgado no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, que o levaram à prisão em 2018.
“Quando as pessoas nem foram condenadas e estão pedindo anistia, é porque estão se condenando. Eles acham que fizeram exatamente aquilo que a Justiça está dizendo que fizeram”, disparou.
Ele ainda sinalizou que acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o mentor de todo o plano, como a Polícia Federal afirma ter encontrado indícios, por ter viajado no final do mandato para Miami, nos Estados Unidos, sem fazer uma transição de poder.
“A verdade só o Bolsonaro sabe, se ele quis dar golpe, ele sabe que quis dar, por isso que ele fugiu pra Miami. Se ele fosse um homem que não tivesse preparado toda aquela podridão de comportamento, ele teria ficado e teria dado posse como qualquer ser humano civilizado faria”, pontuou Lula.
VEJA TAMBÉM:
Para ele, a Justiça é quem vai decidir se Bolsonaro e os demais envolvidos na suposta tentativa de golpe são inocentes ou não. E, se o ex-presidente puder disputar a eleição presidencial de 2026, vai perder.
“E se for comigo vai perder outra vez, porque não há possibilidade de a mentira ganhar uma eleição nesse país. Não há possibilidade dos blefadores, daqueles que não tem nenhum respeito pelas crianças que ficam na internet acompanhando as mentiras deles”, completou.
Além de indiciado com mais 39 pessoas por envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro também está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).








