O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (5) que não tem um candidato para a sucessão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“O presidente Lula não tem candidato à presidência da Câmara. A presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados. A presidência do Senado é da responsabilidade dos senadores e dos partidos que compõem o Senado”, disse o Lula durante entrevista à Rádio Vitoriosa, em Uberlândia, Minas Gerais.
O petista ainda ressaltou que os presidentes das Casas Legislativas “não precisam” do presidente da República. “Ao presidente Lula cabe a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, porque os presidentes da Câmara e do Senado não precisam do presidente da República. É o presidente da República que precisa deles”, disse.
Até o momento, os principais candidatos para a sucessão de Lira são os deputados federais Hugo Motta (Republicanos-PB), Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
No final de agosto, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o presidente Lula (PT) não iria “opinar” sobre a eleição para a presidência da Casa no próximo ano. A avaliação do governo petista é que tomar um lado seria desvantajoso para o governo, mas Lula tem participado das negociações nos bastidores.
Entre os candidatos que disputam à Presidência da Câmara, o governo petista já deu sinais de proximidade ao candidato do Republicanos e também do PSD, partido do Gilberto Kassab.
Apoio indefinido
A disputa pela sucessão na Câmara sofreu uma reviravolta após a indicação de Hugo Motta no lugar de Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Nesta semana, Lula se reuniu com Pereira e Motta no Palácio do Planalto. Também conversou com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, que tem como candidato o deputado Antônio Britto.
Faltando apenas 5 meses para definir o novo presidente da Câmara, os candidatos intensificarão a busca por apoio e alianças nos próximos dias. A disputa também colocará, lado a lado, o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, já que tanto o PT como o PL tem uma proximidade com o Republicanos.
Direita de Bolsonaro mostra força em todas as regiões; esquerda patina
Eleições consagram a direita e humilham Lula, PT e a esquerda
São Paulo, Campo Grande e Curitiba têm as disputas mais acirradas entre as capitais
Lucas Pavanato (PL) é o vereador campeão de votos no país; veja a lista dos 10 mais votados
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião