Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fraude financeira

Lula diz que “falta vergonha na cara” a quem defende o “cidadão do Banco Master”

23.01.2026 " Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Estado de Alagoas no âmbito do programa Agora Tem Especialistas. Residencial Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II. Maceió (AL) " Brasil (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23), durante agenda em Maceió (AL), que “falta vergonha na cara” a quem defende o banqueiro Daniel Vorcaro. Embora não tenha citado o nome dele diretamente, Lula referiu-se ao “cidadão do Banco Master”.

“Não é possível a gente continuar vendo o pobre sendo sacrificado enquanto tem cidadão do Banco Master que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões. (...) E tem gente que defende, porque está cheio de gente que falta vergonha na cara neste país”, declarou o presidente.

VEJA TAMBÉM:

Lula afirmou ainda que a conta do rombo oriundo da fraude financeira será paga pelos bancos públicos e privados, citando Banco do Brasil, Caixa e Itaú. Ele utilizou a menção do caso para reforçar a necessidade de combater a corrupção e o crime organizado, destacando que a população pobre não pode continuar sendo prejudicada.

A Gazeta do Povo procurou representantes de Daniel Vorcaro, que disseram não ter interesse de comentar as declarações.

O presidente referia-se à Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central. Ambos os órgãos apuram fraudes financeiras no Banco Master, incluindo operações suspeitas de venda de ativos. Vorcaro é o alvo principal da investigação, que recentemente resultou em buscas contra seus familiares e no bloqueio de bilhões de reais em bens.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.