• Carregando...
O estado foi governado pelo atual senador Jaques Wagner (PT), de 2007 a 2015, e  pelo atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de 2015 a 2023.
O estado foi governado pelo atual senador Jaques Wagner (PT), de 2007 a 2015, e pelo atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de 2015 a 2023.| Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao discursar durante uma cerimônia de implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador, nesta quinta-feira (18), o presidente Lula (PT) disse que o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), está colhendo os resultados de governos anteriores. O estado foi governado pelo atual senador Jaques Wagner (PT), de 2007 a 2015, e  pelo atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de 2015 a 2023.

“Diferentemente de Jerônimo, que pegou uma roça plantada, com semente preparada, com adubo colocado na terra, e está no 1º ano só colhendo o que foi plantado ao longo dos outros anos, eu peguei um país devastado por uma praga de gafanhotos, que destruiu quase tudo que a gente tinha feito em 13 anos de governo [...] Jerônimo, você herdou esse estado administrado por 16 anos pelas pessoas do PT, por pessoas da qualidade do Wagner e do Rui. E você está muito espertinho. Vi que já melhorou demais do 1º discurso que vi você fazer para o de hoje. Você avançou muito. Então, meu caro, você tem que fazer mais que os dois”, disse Lula.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em novembro de 2023, a Bahia figura como o estado com pior índice de desemprego do país.

De acordo com IBGE, a Bahia registrou 13,3%, e foi seguido por Pernambuco (13,2%) e Amapá (12,6%). A taxa no estado, governado por Jerônimo Rodrigues (PT), manteve-se estatisticamente estável, já que no primeiro semestre o estado registrou 13,4% de taxa de desocupação.

Além disso, em dezembro do ano passado, a Bahia apareceu no topo da lista dos estados mais violentos do Brasil. O ranking foi registrado no Atlas da Violência 2023 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados são referentes ao ano de 2021, quando o estado registrou 7.206 homicídios.

Em julho do ano passado, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou a Bahia como o segundo estado mais violento durante o ano de 2022, quando foi registrada uma taxa de 47,1 homicídios por 100 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]