• Carregando...
O presidente Lula em sessão solene do Congresso que promulgou a reforma tributrária: 16% de seus eleitores estão descontentes, e 15% dos que votaram em Bolsonaro aprovam o petista.
O presidente Lula em sessão solene do Congresso que promulgou a reforma tributrária: 16% de seus eleitores estão descontentes, e 15% dos que votaram em Bolsonaro aprovam o petista.| Foto: André Borges/EFE

Pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 16 e 18 de dezembro revela que 16% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão descontentes com a administração petista no primeiro ano de mandato.

O porcentual de insatisfeitos equivale a aproximadamente 9,6 milhões de eleitores, quase cinco vezes mais que os 2,14 milhões de votos que decidiram a eleição em favor de Lula. No segundo turno das eleições de 2022, Lula recebeu 60.345.999 votos contra 58.206.354 de Jair Bolsonaro (PL).

Para chegar ao número de eleitores descontentes, a pesquisa cruzou as respostas dos entrevistados, ao longo do ano, às perguntas: “Você aprova ou desaprova o governo do presidente Lula?” e “Em quem você votou para presidente no 2.º turno das eleições de 2022?”.

O levantamento ainda cruzou a declaração de voto em 2022 dos entrevistados com a avaliação do trabalho pessoal do presidente. Nesse cruzamento, o resultado é numericamente mais favorável ao presidente, mas empata tecnicamente, no limite da margem de erro da pesquisa, com a avaliação da gestão.

O PoderData também constatou que, dentre os que votaram em Jair Bolsonaro, 15% declaram “aprovar” o governo Lula e outros 11% avaliam o desempenho do atual presidente como “bom” ou “ótimo”. O levantamento indica, considerando os percentuais, que cerca de 8,7 milhões dos eleitores de Bolsonaro estão satisfeitos com a gestão Lula.

Os números demonstram que, além de não conseguir combater a polarização, o governo Lula conseguiu afastar apoiadores. Em levantamento anterior, divulgado no início da semana, os números do PoderData já indicavam a queda de 6 pontos percentuais na aprovação do petista, de 52% para 46%.

Desaprovação é maior também entre os que não votaram no 2.º turno

Entre os eleitores que não votaram no segundo turno, menos da metade, 44%, dizem “aprovar” o governo Lula. O percentual é 6 pontos menor que o registrado em janeiro, de 50%. No mesmo grupo, 39% se declaram insatisfeitos, 5 pontos percentuais a mais que no início do mandato. Em relação ao desempenho pessoal de Lula, 31% declaram ser “bom” ou “ótimo”; 31% dizem ser “ruim” ou “péssimo”; e 33% avaliam como “regular”.

A pesquisa foi realizada por meio 2.500 entrevistas por telefone em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]