• Carregando...
Sem agenda oficial, Lula e Janja visitaram as pirâmides de Gizé no primeiro dia de viagem ao Egito.
Sem agenda oficial, Lula e Janja visitaram as pirâmides de Gizé no primeiro dia de viagem ao Egito.| Foto: Ricardo Stuckert/Cláudio Kbene/PR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, visitaram nesta quarta-feira (14) as pirâmides de Gizé, no Egito. Lula e a comitiva presidencial chegaram ao Cairo, capital egípcia, nesta madrugada. O petista não teve compromissos oficiais no primeiro dia de viagem.

Janja divulgou fotos e vídeos do passeio nas redes sociais. Além das pirâmides, eles visitaram a Esfinge e o Grande Museu Egípcio. A primeira-dama afirmou que a visita aos pontos turísticos foi proporcionada pelo governo do Egito.

“Na visita ao Cairo, uma parada na Esfinge e nas Pirâmides de Gizé, esse grande sítio arqueológico da humanidade, erguido há milhares de anos. Também visitei um novo museu ao lado das pirâmides que será inaugurado e conversei sobre o apoio dos egípcios na recuperação do Museu Nacional e seu acervo que pegou fogo em 2018”, disse o presidente no X.

Lula e Janja foram acompanhados pelo ex-ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Khaled El-Enany. “Especialista da arte e história Egípcia, Khaled esteve recentemente no Rio de Janeiro visitando o Museu Nacional, que pegou fogo em 2018, e abrigava o maior acervo de Egiptologia da América Latina. Ele colocou toda sua experiência e conhecimento à disposição para recuperarmos o acervo do nosso Museu Nacional”, destacou a primeira-dama.

Esta é a primeira viagem ao exterior de Lula neste ano. O mandatário terá uma reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, para tratar do conflito entre Israel e Hamas e discutir acordos comerciais e de cooperação técnica entre os dois países. Após a passagem pelo Egito, Lula viajará para a Etiópia, onde deve participar da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]