• Carregando...
Lula, Cacique Raoni e Macron durante evento nesta terça-feira (26) em Belém, no Pará.
Lula, Cacique Raoni e Macron durante evento nesta terça-feira (26) em Belém, no Pará.| Foto: EFE/Sebastiao Moreira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente francês Emmanuel Macron anunciaram um plano de investimento de mais de R$ 5 bilhões (€ 1 bilhão) para projetos de economia sustentável na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa. O petista recebeu Macron em Belém (PA), cidade que será sede da COP30, em novembro de 2025.

O programa de investimentos em bioeconomia tem como objetivo arrecadar o valor nos próximos quatro anos. O plano estabelece uma “parceria técnica e financeira” entre bancos públicos brasileiros, incluindo o BASA e o BNDES, e a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que será firmado um novo acordo científico entre a França e o Brasil, operado pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) e pela Embrapa, que possibilitará o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa.

Segundo o governo, o plano deve permitir investimentos na conservação e no manejo sustentável das florestas, em práticas agroecológicas, na criação de empregos e na pesquisa necessária para desenvolver indústrias sustentáveis, com alto potencial nos mercados interno e externo.

Nesta tarde, os dois presidentes estiveram na Ilha do Combú, onde visitaram comunidades locais. Durante o evento, Macron concedeu a Ordem Nacional da Legião de Honra ao líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire. Esta é a maior honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global.

Macron cumpre agenda no Brasil até esta quinta-feira (28) e visitará ainda Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF). O Planalto afirmou que, com exceção de São Paulo, Lula acompanhará o presidente francês em todas as cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]