Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Consolidação"

Lula envia projeto ao Congresso que institui novo Dia da Independência

Lula envia projeto ao Congresso que institui novo Dia da Independência
Sidônio Palmeira, Jaques Wagner, Lula e Rui Costa durante a assinatura da proposta. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso nesta terça-feira (1°) um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho, que marca a Indepência da Bahia, o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

Apesar de 7 de setembro de 1822 ser considerada a data da Independência do Brasil, diversos conflitos contra as tropas portuguesas continuaram ocorrendo por todo o território brasileiro. Quase um ano depois, em 2 de julho de 1823, os soteropolitanos expulsaram definitivamente as tropas portuguesas da Bahia.

"É verdade que D. Pedro I fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", disse o presidente em um vídeo postado nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

Lula aparece ao lado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira; e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que são baianos.

"Isso não é conhecido da história porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar ao Brasil inteiro que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência", acrescentou.

O petista embarcou nesta tarde para Salvador, onde cumprirá agenda durante a celebração do feriado estadual. A princípio, a proposta não prevê que a data seja feriado nacional. De lá, Lula viajará para Buenos Aires, onde participará da Cúpula do Mercosul.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.