
Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nesta terça (27), o atual chefe do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (o “Conselhão”), Olavo Noleto, para substituir a ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR) na Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política com o Congresso. A petista deixará o cargo em breve para disputar uma vaga ao Senado pelo Paraná.
A informação da escolha de Noleto foi dada primeiramente pela Folha de S. Paulo e confirmada pela Gazeta do Povo com fontes no Palácio do Planalto. O nome dele foi mencionado por Gleisi como seu possível substituto nesta segunda (26), em que afirmou, ainda, que espera uma transição tranquila.
“Será uma substituição muito tranquila. Deve permanecer o nosso secretário atual do Conselhão, Olavo Noleto. Vamos realizar essa transição até março, junto com os líderes do Congresso Nacional”, disse a ministra à CNN Brasil.
Gleisi terá de deixar o governo até o mês de abril, prazo máximo para que postulantes a cargos eletivos deixem as atuais ocupações na administração pública. Ela está nas Relações Institucionais desde março de 2025, quando Lula a nomeou para a posição de Alexandre Padilha, que passou para o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade – sob forte pressão de setores políticos.
Agora confirmado na articulação política, Olavo Noleto retorna à pasta que atuou como secretário-executivo durante a gestão de Padilha e que chegou a ser interino em algumas ocasiões.
Noleto também atuou como secretário-adjunto de Assuntos Federativos da Presidência da República nos dois primeiros mandatos de Lula.
Já no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), foi secretário-executivo da Secretaria de Comunicação (Secom) entre 2015 e 2016. Formado em Marketing e Gestão Pública, Olavo Noleto é natural de Goiânia (GO).










