• Carregando...
Lula e Dino
Quatro ministros do governo de Lula foram exonerados “a pedido” para voltarem ao Senado e participarem da votação da sabatina.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo menos quatro ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediram exoneração para participar da votação da sabatina do ministro Flávio Dino nesta quarta (13), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O ato é de praxe em votações importantes nas duas casas do Congresso e já ocorreu recentemente durante a votação de emendas ao orçamento na Câmara dos Deputados.

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), foram exonerados “a pedido” dos cargos os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação). A sabatina de Dino na CCJ começa às 9h.

Dias afirmou que o objetivo da exoneração é “participar deste momento importante da sua vida [Flávio Dino] e do Brasil, da apreciação do seu nome para o STF”, disse à CNN Brasil.

Flávio Dino será sabatinado nesta quarta (13) após ser indicado por Lula para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é de que tanto ele quanto o indicado ao cargo de procurador-geral da República, Paulo Gonet, sejam aprovados tanto na CCJ como no plenário do Senado.

A diferença na quantidade de votos é que deve dar o tom das sabatinas e votações, o que levou o governo a exonerar os ministros para engrossarem o placar a favor das indicações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]