Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Derrota da esquerda

Lula parabeniza Kast após derrota do Partido Comunista do Chile

Lula, presidente do Brasil, e o recém-eleito como homólogo no Chile, Antonio Kast.
Lula, presidente do Brasil, e o recém-eleito como homólogo no Chile, Antonio Kast. (Foto: Andre Borges/EFE; Ailen Diaz/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente Lula (PT) parabenizou José Antonio Kast (Partido Republicano) por sua vitória nas eleições presidenciais no Chile. De direita, Kast derrotou a candidata do Partido Comunista do Chile, Jeannette Jara.

"Cumprimento José Antonio Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado", escreveu Lula, em postagem no X deste domingo (14).

Kast assumirá o lugar de Gabriel Boric, do Frente Ampla, partido de esquerda conhecido por defender o socialismo democrático e pautas progressistas. Com este perfil, Lula se aproximou de Boric durante sua gestão. Agora, o petista diz que o Planalto seguirá "trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz."

A vitória representa mais um passo dos países latino-americanos à direita. Javier Milei (Partido Libertário), presidente da Argentina, classificou o resultado das urnas como "mais um passo para nossa região em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada."

VEJA TAMBÉM:

Sistema eleitoral do Chile utiliza cédulas de papel e contagem pública

O Chile utiliza cédulas de papel para registro dos votos, depositadas em urnas plásticas transparentes. As cédulas são contadas publicamente, com votos lidos em voz alta e anotados em documento oficial. Desde 2023, o voto é obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos.

Também por meio de postagem no X, Jeannette Jara reconheceu a derrota, dizendo que telefonou para Kast para parabenizá-lo: "A democracia falou forte e claro. Acabo de conversar com o presidente eleito, a quem desejei sucesso, pelo bem do Chile."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.