Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Liberdade de expressão

Lula defende, novamente, regulamentação das plataformas digitais em discurso no Chile 

Lula foi recebido pelo presidente do Chile, Gabriel Boric, e voltou a pedir a regulamentação das plataformas digitais (Foto: ELVIS GONZÁLEZ/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) voltou a abordar nesta segunda-feira (21), durante discurso no encontro de líderes de esquerda no Chile, sobre o que considera uma urgência: a regulamentação das plataformas digitais. É um tema recorrente nos discursos de Lula, especificamente na luta para regular as publicações nas redes sociais.

Lula disse que considera essencial a regulamentação das plataformas digitais para permitir ao Estado a proteção dos cidadãos. “Combatendo a desinformação e assegurando um debate público livre e plural”, disse. Salientou que liberdade de expressão não deve ser confundida com a permissão para incitar violência, ódio ou atacar o Estado democrático de direito.

Participam da reunião, no Palácio de La Moneda, a sede do poder Executivo do país, os presidentes Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Gustavo Petro (Colômbia) e Yamandú Orsi (Uruguai). O evento, confirme a organização, tratará da defesa da democracia, do multilateralismo; do combate às desigualdades e ao enfrentamento à desinformação.

Lula vê ofensiva antidemocrática no mundo

Além de falar sobre regulamentação, Para Lula disse que os países latino-americanos compartilham uma história marcada por ditaduras e que as democracias não se constroem da noite para o dia.

Ele apontou o que considera como uma nova “ofensiva antidemocrática” no mundo, evidenciando o descrédito dos sistemas políticos tradicionais e partidos que falham em responder às necessidades da população. Porém, preferiu não entrar em colisão com Donald Trump, por exemplo.

O presidente brasileiro ressaltou ainda a importância da integração regional e das relações com a Europa, especialmente Espanha, para enfrentar desafios comuns como xenofobia e mudanças climáticas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.