
Ouça este conteúdo
Sem grandes viagens há dois meses por causa da cirurgia a que se submeteu para a colocação de uma prótese no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma nesta segunda (27) a agenda de viagens internacionais com um giro por países do Oriente Médio e, depois, à Alemanha.
Embora o principal motivo da viagem seja a realização da COP 28 em Dubai a partir de sexta (1º), para onde vai levar uma comitiva de, pelo menos, 12 ministros, Lula embarca nesta tarde para Riade, na Arábia Saudita; Doha, capital do Catar; e, após o Oriente Médio, irá à Berlim, na Alemanha.
A primeira parada de Lula em Riade, com previsão de chegada para terça (28), o presidente será acompanhado do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, para tentar vender projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal ação do governo para alavancar a economia e a geração de empregos.
Ele terá uma audiência com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, com quem tinha um jantar marcado durante a última viagem a Paris, em junho, mas que foi cancelado por Lula após críticas da comunidade internacional. O governo justificou o cancelamento à agenda intensa de compromissos do presidente.
Bin Salman, no entanto, leva consigo uma série de críticas da comunidade internacional por desempenhar uma “campanha de repressão a dissidentes” contra o governo da Arábia Saudita. Ele é, ainda, apontado como responsável pela morte do jornalista Jamal Khashoggi, segundo relatório dos Estados Unidos.
VEJA TAMBÉM:
Ainda na Arábia Saudita, na quarta (29), Lula vai participar de eventos empresariais com a Embraer e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Na quinta (30), o presidente viaja a Doha para se reunir com o emir Tamim bin Hamad al-Thani, entre outros representantes do governo local.
O Catar abriga os líderes do Hamas em uma vida de luxo em Doha, enquanto que os habitantes de Gaza vivem na miséria. O governo do país ajudou a intermediar a trégua da guerra, e o conflito deve ser tratado por Lula nas agendas no país.
Ele pretende conversar sobre a nova lista de brasileiros e parentes diretos que seguem em Gaza e pediram repatriação ao governo.
Já em Dubai, a partir de sexta (1º), Lula vai levar à COP 28 uma agenda de preservação ambiental e transição energética em busca de investimentos e para promover o Brasil como um líder na utilização de energia verde.
O governo pretende, ainda, anunciar metas mais ambiciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa. A nova meta prevê uma redução de 53% das emissões até 2030 em relação a 2005, superando a meta anterior de 50%. Para 2025, a meta também será ajustada, passando de 37% para 48%.
Lula chega à COP 28 liderando o G20, bloco que reúne representantes de 19 países, da União Europeia e da União Africana. O Brasil comandará o grupo até novembro de 2024 e buscará criar uma força-tarefa para alinhar ações globais de combate às mudanças climáticas.
Por fim, na Alemanha, nos dias 3 e 4 de dezembro, Lula terá encontros com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, com o chanceler Olaf Scholz e com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier. O tema da viagem será a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, iniciado em 1999 e travado nos últimos anos por conta de novas restrições impostas pelos europeus.
O presidente classificou tais exigências como “ameaça” e busca modificações, especialmente em relação às compras governamentais. A União Europeia defende a participação equitativa de empresas dos países-membros em licitações governamentais em todas as nações do acordo, enquanto o Brasil propõe a retirada desse ponto.
Lula quer concluir as mudanças até 7 de dezembro, data em que encerra o período do Brasil como presidente temporário do Mercosul, e antes da posse do novo presidente argentino, Javier Milei, que já fez duras críticas ao bloco sul-americano. Também está prevista a possibilidade de assinatura de acordos em diversas áreas, como preservação ambiental, mudanças climáticas, bioeconomia, agricultura, ciência e tecnologia.







