
Ouça este conteúdo
O presidente Lula (PT) embarcará para a Rússia na noite desta terça-feira (6) para participar das comemorações que marcam o 80º aniversário do Dia da Vitória, na próxima sexta-feira (9), que se refere à vitória dos Aliados contra a Alemanha nazista. Lula viaja a convite do ditador russo, Vladimir Putin.
No evento, Lula deverá se encontrar com os ditadores de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, Nicolás Maduro. Será a primeira vez que o petista e o ditador venezuelano se encontrarão desde as eleições ocorridas na Venezuela em 2024.
Díaz-Canel desembarcou no Aeroporto Pulkovo, em São Petersburgo, no domingo (4), e foi recebido pelo governador da cidade, Alexander Beglov, e pelo presidente do Comitê de Relações Exteriores, Evgeny Grigoriev.
Já a visita de Maduro foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, no início de abril.
O ditador da China, Xi Jinping, também estará presente nas celebrações. Após a agenda na Rússia, Xi Jinping receberá a comitiva brasileira na China, onde Lula participará da 4ª reunião ministerial do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
Apesar de o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter afirmado que Lula não é mais relevante na mediação do fim do conflito com a Rússia, o petista deverá abordar o tema com Putin.
Janja cumpre agenda em Moscou desde o último sábado
A primeira-dama, Janja, embarcou para a Rússia com uma comitiva antes do presidente Lula. Janja chegou à Rússia no último sábado (3).
Segundo informou a sua assessoria à imprensa, a primeira-dama cumpre uma série de visitas a convite de Vladimir Putin e terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, “incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira”.
VEJA TAMBÉM:








