Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combate à fome

Lula será recebido pelo papa Leão XIV em visita ao Vaticano na segunda (13)

papa Leão XIV jubileu entrevista
Encontro de Lula com papa Leão XIV foi confirmado pelo Vaticano. (Foto: Fabio Frustaci/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O Vaticano confirmou neste sábado (11) que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será recebido pelo papa Leão XIV na segunda-feira (13), durante visita oficial a Roma.

De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro ocorre no contexto da Semana Mundial da Alimentação da FAO e de compromissos ligados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada por Lula em 2024, durante o G20 em Brasília. Não foi informado o horário deste que será o primeiro encontro entre o líder religioso e Lula.

A agenda do presidente inclui ainda a inauguração da sede do secretariado da Aliança Global, uma estrutura internacional criada para articular programas sociais e combater a fome em diferentes países. Porém, o encontro ainda não está detalhado na agenda oficial da Presidência da República.

VEJA TAMBÉM:

Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação

Lula viaja à Europa para a abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A viagem coincide com os 80 anos de fundação da FAO.

Segundo o Palácio do Planalto, durante a agenda, Lula também encerrará a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e inaugurará o Mecanismo de Apoio da iniciativa, que funcionará como secretariado internacional na sede da FAO. O espaço vai coordenar ações de combate à fome em diversos países, fortalecendo o papel do Brasil na cooperação global.

De acordo com o ministro Saulo Arantes Ceolin, coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Itamaraty, a presença de Lula reafirma “a relação histórica e estratégica entre o Brasil e a FAO”. Sem falar do encontro entre Lula e o papa, ele destacou que a visita celebra o compromisso brasileiro com o desenvolvimento sustentável e a erradicação da fome.

VEJA TAMBÉM:

O que é a FAO

Criado em 1945, o Fórum Mundial da Alimentação é uma plataforma global voltada à transformação dos sistemas agroalimentares, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A edição deste ano será marcada por atividades comemorativas e reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar, agricultura sustentável e combate à pobreza.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha, reúne representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. Desde sua criação, em 2024, a iniciativa apoia planos nacionais em países da África, Caribe e Ásia, com o objetivo de acelerar a implementação de políticas públicas para erradicar a fome e reduzir desigualdades.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.