Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde de Lula

Lula tem dreno retirado, permanece “lúcido” e segue na UTI, diz boletim médico

Lula tem dreno retirado e segue na UTI, diz boletim médico
Lula teve dreno intracraniano retirado e segue sob cuidados intensivos, segundo novo boletim divulgado pela equipe médica. (Foto: EFE/Nazima Raghubir.)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o dreno intracraniano colocado após a primeira cirurgia realizada na madrugada de terça-feira (10). A equipe médica informou que o procedimento ocorreu sem intercorrência no início da noite desta quinta-feira (12).

O petista segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O novo boletim médico, divulgado às 19h, destaca que o mandatário “permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares”.

Nesta manhã, Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média para evitar a possibilidade de novos sangramentos na cabeça. O médico Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe médica do presidente, afirmou que a intervenção “foi um sucesso”.

VEJA TAMBÉM:

Na madrugada desta terça (10), Lula foi operado às pressas em São Paulo após sentir fortes dores de cabeça em Brasília, na noite de segunda (9). Ele foi submetido a uma cirurgia para drenar um sangramento causado pelo acidente doméstico que sofreu em outubro no Palácio da Alvorada.

Lula falou com Alckmin e despachou do hospital

Entre os procedimentos desta quinta (12), Lula despachou do hospital e conversou por telefone com ministros e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Mais cedo, o petista sancionou o projeto que cria o mercado de carbono no país.

O perfil oficial do presidente no X agradeceu os desejos de melhoras recebidos por lideranças mundiais como o presidente da Espanha, Pedro Sánchez; o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom; o presidente da Bolívia, Luis Arce; entre outros.

Veja a íntegra do novo boletim médico sobre Lula

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados intensivos. Pela manhã, foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média).

Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências. 

Permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares. 

O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.