• Carregando...
Lula
Presidente Lula diz que novo canal de TV internacional seria para mostrar destinos turísticos brasileiros a outros países.| Foto: reprodução/Canal Gov.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça (1º), que gostaria de criar um canal de TV com transmissão internacional para mostrar o Brasil a outros países. O desejo de uma nova emissora pública foi citado durante a live semanal Conversa com o Presidente, que teve picos de mais de 3,5 mil pessoas assistindo nesta edição.

Segundo Lula, a intenção de criar um novo canal não é nova e já foi cogitada por ele nos dois primeiros mandatos presidenciais. Ele disse que espera que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, faça a ideia andar.

“Eu brigo com o Pimenta porque eu acho que um país do tamanho do Brasil tem que ter uma TV internacional. [...] Eu acho que, agora, o companheiro Pimenta vai fazer um esforço especial e se Deus quiser a gente vai ter uma TV para mostrar a cara do Brasil”, disse durante a live.

Lula afirma que o novo canal não será para exibir as ações do governo e nem o debate político, mas para “mostrar simplesmente o Brasil como ele é”.

Entre esses “como ele é”, diz, estão destinos turísticos como o Pantanal e as praias do Nordeste, entre outras belezas naturais. Ele reclamou que não vê notícias do Brasil quando viaja a outros países, apenas “pela Telesur, que é o canal da Venezuela”.

"É preciso fazer propaganda das coisas bonitas, das coisas boas que o país tem. Temos uma culinária extraordinária, cultura, música, museus, florestas, praia de monte", citou.

A emissora venezuelana é uma rede multi-estatal criada e financiada em parceria com os governos de esquerda de Cuba e Nicarágua, com transmissão em toda a América, Europa Ocidental e norte da África. Lula disse, ainda, que tentou fazer um convênio com o governo de Portugal para criar um canal, mas que a parceria não prosperou.

Atualmente, o governo brasileiro detém a TV Brasil, que transmite conteúdos jornalísticos e de entretenimento para 2,6 mil municípios brasileiros na TV aberta apenas em território nacional. No entanto, diferente do canal, o portal da Agência Brasil já publica conteúdos jornalísticos do Brasil e do mundo em inglês e espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]