• Carregando...
Lula e Janja
Lula e a primeira-dama Janja desembarcaram em Bogotá na noite de terça (16) para participar de ampla agenda nesta quarta (17).| Foto: Fuerza Aérea Colombiana/EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Bogotá, capital da Colômbia, e participa de uma série de eventos nesta quarta (17) com o presidente Gustavo Petro. A curta viagem terá uma agenda cheia com discussões, como as eleições na Venezuela – que ambos são fiadores internacionais –, a situação da Amazônia, acordos bilaterais e a recente invasão da embaixada mexicana no Equador.

A reunião com Petro está marcada para o começo da tarde (no horário de Brasília), participará de um fórum empresarial e da Feira Internacional do Livro, onde vai visitar o pavilhão do Brasil. O retorno está previsto para o final do dia.

"Hoje [terça, 16], embarquei para a Colômbia, por convite do amigo Gustavo Petro. Além da visita presidencial, irei participar do fórum empresarial entre nossos países promovido pela ApexBrasil e pela ProColombia e da abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá", disse Lula nas redes sociais em última declaração sobre a viagem.

A primeira-dama Janja Lula da Silva o acompanha na viagem à Colômbia. "Buenas noches, Bogotá! Desembarcando com o presidente Lula para visita oficial à Colômbia", postou nas redes.

Uma das preocupações que serão discutidas durante o encontro é o cenário das eleições na Venezuela. Ambos os líderes apoiam Nicolás Maduro e se dispuseram a acompanhar o pleito, marcado para julho. No entanto, a exclusão de duas importantes opositoras – María Corina Machado e Corina Yoris – gerou questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral.

Lula expressou publicamente preocupação com o caso, descrevendo a situação como “grave” e prometendo que o Brasil acompanhará de perto o desenrolar das eleições. Petro também visitou a Venezuela recentemente e se comprometeu a auxiliar no diálogo entre o governo e a oposição para garantir a integridade do processo eleitoral.

Além das questões políticas, Petro e Lula devem discutir maneiras de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Com populações significativas em ambos os lados da fronteira, Brasil e Colômbia buscam formas de impulsionar suas economias locais ao mesmo tempo em que combatem o desmatamento.

Outro ponto importante na agenda é a assinatura de um memorando de combate ao tráfico humano. Com uma fronteira extensa e muitas áreas cobertas por floresta, os dois países enfrentam desafios relacionados ao tráfico de drogas e de pessoas.

À tarde, Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, reunindo empresários de ambos os países para discutir as relações econômicas. Por fim, ele abrirá a Feira Internacional do Livro de Bogotá, acompanhado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em um evento que reúne importantes figuras do cenário literário colombiano.

Esta é a segunda vez que Lula visita a Colômbia durante o mandato de Petro. No ano passado, os dois líderes se encontraram em Letícia, cidade na Amazônia colombiana, para discutir a redução do desmatamento na região. Petro também já visitou o Brasil algumas vezes desde que assumiu o cargo.

Ambos os presidentes, eleitos no segundo semestre de 2022, são aliados e frequentemente compartilham posições semelhantes na política internacional. Assim como Lula, Petro defende o fortalecimento do Mercosul e o desenvolvimento sustentável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]