Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento em Tocantins

Lula volta a atacar Bolsonaro e alfineta “fazendeiros que fazem pix” para o ex-presidente

Lula ataca Bolsonaro em evento em Tocantins
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de Entrega de Títulos de Regularização Fundiária e de Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre Governo Federal e Estado do Tocantins. Orla do Rio Araguatins " TO 
Foto: Cláudio Kbene/ PR (Foto: Cláudio Kbene/ PR)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta sexta-feira (27), de um evento em Tocantins que marcou a entrega de títulos de regularização fundiária e anúncios de medidas para a reforma agrária. O mandatário aproveitou a ocasião para voltar a criticar Jair Bolsonaro (PL) e para alfinetar fazendeiros que "fazem pix para ajudar a vagabundagem" do ex-presidente.

Lula afirmou que as medidas tomadas por seu governo representam um "gesto de civilidade, nesse país, que nos últimos anos perdeu o hábito de civilidade, porque a gente teve um presidente que mentiu quatro anos".

"Em todo lugar que eu vou, eu desafio alguém, mesmo aqueles que votaram nele, a mostrar uma única casa feita por ele no Tocantins, uma única estrada feita por ele no Tocantins ou uma única escola feita no Tocantins. Aliás, eu só sou obrigado a perguntar se tem alguma creche feita por ele, porque ele não fazia nada a não ser mentir, a não ser fazer provocação", disse.

Além das críticas diretas ao antecessor, o petista afirmou que na próxima semana o governo federal anunciará o "terceiro maior plano Safra da história", que, segundo ele beneficiará o agronegócio e a agricultura familiar. Nesse momento, Lula alfinetou fazendeiros que são partidários de Bolsonaro.

"E eu não vou perguntar para quem o fazendeiro votou, não me interessa. Eu não quero saber se ele é um fazendeiro que faz pix para ajudar o Bolsonaro na vagabundagem dele. Eu não quero saber. O que eu quero saber é se ele está produzido para esse país e o país está ganhando com isso", afirmou o presidente.

Lula tem um histórico de enfretamento com o agronegócio. Além de se oporem em temas como meio ambiente, reforma agrária e demarcação de terras indígenas, a bancada do setor no Congresso tem sido protagonista em várias derrotas do governo no Parlamento, como a derrubada do decreto de Lula que aumentou o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.