Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bate boca

Marina Silva abandona audiência após trocar ofensas com senadores

Marina Silva se retira de audiência após trocar ofensas com senadores.
Marina Silva se retira de audiência após trocar ofensas com senadores. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Em audiência pública sobre a possível criação de unidade de conservação marinha na margem equatorial, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva protagonizou trocas de ofensas com senadores. Senadores de oposição e até mesmo da base governista. O episódio ocorreu em uma reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça-feira (27).

As discussões iniciaram após o senador Omar Aziz (PSD-AM) rebater afirmações da ministra sobre a repavimentação da BR 319, rodovia que liga a capital do Amazonas a capital de Rondônia. A estrada é a única via de ligação terrestre entre o estado do Amazonas e o restante do país.  

Marina foi cobrada pela demora na liberação das licenças para que as obras viabilizem a trafegabilidade de um trecho de 400km em meio a mata amazônica. O senador Omar Aziz afirmou que a ministra “está atrapalhando o desenvolvimento do país” e Marina retrucou dizendo que ela é posta como “bode expiatório” no caso, já que não foi ministra por 15 anos e ainda assim a obra não foi executada. 

Ao longo de três horas e meia de debate, Marina teve recorrentes desentendimentos com os senadores. Ao intervir em uma das discussões, o presidente da Comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO) aconselhou que Marina debatesse os temas em outra reunião. “Ministra, depois faça uma reunião lá da equipe do governo e faça esse debate. Vamos seguir o debate da reunião”, começou o senador Marcos Rogério. 

“Fique tranquilo, é um governo de frente ampla, para enfrentar a ditadura com a qual o senhor não se importou”, afirmou a ministra, apontando o dedo ao presidente da comissão. 

O presidente da Comissão, em seguida, respondeu afirmando que não se intimidaria com o gesto da ministra. Marina também rebateu. “O senhor gostaria é que eu fosse uma mulher submissa, eu não sou”. O diálogo seguiu com questionamentos sobre o discurso de sexismo adotado pela ministra e o senador mais uma vez retrucou. “Me respeite, se ponha no seu lugar”, disse Marcos Rogério. 

O desentendimento derradeiro, que fez com que a ministra Marina abandonasse a audiência iniciou com a fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM). "A mulher merece respeito, a ministra não”, afirmou o senador. Após a declaração, Marina Silva exigiu um pedido de desculpas e, como não foi atendida, retirou-se da audiência.  

Após sair da Comissão, Marina concedeu uma entrevista coletiva e comentou o episódio. “Sou ministra de Meio Ambiente, foi nessa condição que eu fui convidada e ouvir um senador dizer que não me respeita como ministra, eu não poderia ter outra atitude”, disse a ministra.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.