Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise no Congresso

Senador do PL diz que oposição vai estender obstrução se não tiver reunião fechada com Alcolumbre

Rogério Marinho
Rogério Marinho será o único da oposição a participar de reunião de líderes, mas cobra encontro reservado com presidente do Senado. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O senador Rogério Marinho (PL-RN) vai representar a oposição do Senado na reunião convocada para a tarde desta quarta (6) pelo presidente da casa, Davi Alcolumbre (União-AP), para negociar a desobstrução do plenário ocupado desde terça (5). Os parlamentares barraram a retomada das sessões na volta do recesso de meio de ano em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele será o único líder da oposição a comparecer na reunião marcada às pressas por Alcolumbre, e afirmou que a obstrução será estendida enquanto o grupo não tiver uma reunião reservada com o presidente do Congresso.

“Ele fez compromissos com a gente quando veio pedir votos para se eleger presidente do Senado”, disse Carlos Portinho (RJ), líder do PL no Senado, à Gazeta do Povo. Mais cedo, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), informou que os parlamentares da Câmara não participarão da reunião também marcada às pressas com o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).

VEJA TAMBÉM:

Segundo Carlos Portinho, a oposição tem um pacote simples de três pautas para liberar as sessões nas duas casas legislativas: anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro de 2023, a aprovação da PEC do fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo cobra que Motta e Alcolumbre se comprometam em pautar esses temas para acabar com a mobilização.

“Estamos em obstrução física e temos escala para manter a mobilização durante o final de semana”, emendou o senador Carlos Portinho.

Os parlamentares da oposição viraram a noite se revezando nos protestos, e os senadores Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE) chegaram a se acorrentar à mesa do Senado. Eles avisaram que é um ato de demonstração a Alcolumbre de que não vão deixar o local enquanto as suas demandas não forem atendidas.

Em resposta, Alcolumbre tem evitado confrontos diretos, embora tenha imposto derrotas ao grupo oposicionista. Ele tem mantido contato com senadores e presidentes de comissões, solicitando a presença em suas agendas para assegurar a continuidade das atividades legislativas e preservar a imagem institucional do Senado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.