O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, vai prestar um novo depoimento à Polícia Federal na próxima segunda (11), na investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. A oitiva foi agendada para às 14h segundo confirmou à Gazeta do Povo o advogado dele, Cezar Bitencourt, nesta quarta (6).
O novo depoimento será para que a autoridade confirme e esclareça as informações prestadas pelo ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, na última sexta (1º). O militar foi ouvido pela Polícia Federal por cerca de sete horas.
Mauro Cid firmou um acordo de delação premiada no ano passado e revelou as informações que levaram à deflagração da Operação Tempus Veritatis, no começo de fevereiro, que mirou Bolsonaro, ex-ministros, assessores e militares suspeitos de envolvimento num esquema para supostamente mantê-lo no poder e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por conta do acordo, Cid pode ser chamado quantas vezes forem necessárias para novos depoimentos.
A defesa de Bolsonaro tem pedido para ter acesso integral às declarações dadas por Cid e pelos recentes depoimentos de Freire Gomes e do tenente-brigadeiro do ar, Carlos Baptista Junior, ex-comandante da Aeronáutica ouvido também no mês passado.
“É indubitável que os termos de declarações de oitivas já realizadas constituem elementos já efetivamente documentados, tornando-se, assim, imperiosa a juntada dos aludidos termos a fim de garantir o acesso imediato a eles pela Defesa”, escreveu a defesa de Bolsonaro no mais recente pedido enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo as investigações, os ex-comandantes não aderiram à suposta proposta de um golpe de Estado.
As investigações levaram Bolsonaro a convocar uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 25 de fevereiro, para se defender das acusações, pedir a pacificação do país e uma anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O ato teve a participação de cerca de 750 mil pessoas.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião