• Carregando...
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.| Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Renato de Souza Battista, apresentou uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela epidemia de dengue no país. Nesta sexta-feira (22), o número de casos da doença ultrapassou mais de 2 milhões com 682 mortes confirmadas.

“Quero saber do TPI se um governo que atrasa a compra de vacina e, por sua incompetência e negacionismo, gera a maior epidemia de dengue do século é um governo genocida, conforme o próprio Lula disse que era o caso do governo anterior. A régua dele será a mesma para o seu próprio governo”, disse Battista.

No documento, encaminhado ao TPI, Battista destaca que a situação no Brasil “pode constituir crime de genocídio” e exemplifica como é a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt, que pode causar febre alta e hemorragia, muitas vezes sendo fatal.

“As autoridades públicas ignoraram em grande parte quaisquer esforços para impedir a propagação do mosquito. Nenhuma campanha de saúde em grande escala foi anunciada em nenhum meio de comunicação de massa. O pior de tudo é que a nova vacina quase não está disponível. A omissão, especialmente a omissão grave e deliberada, pode ensejar o crime de genocídio”, ressalta Battista no documento.

Diante dos fatos apontados, o coordenador do MBL pede a aprovação da denúncia por parte do TPI, para que seja conduzida uma investigação formal sobre sobre a conduta do presidente Lula e da ministra Nísia.

As denúncias ao TPI são analisadas preliminarmente pela corte, que posteriormente decide se abre uma investigação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]