• Carregando...
O presidente Lula na coletiva de imprensa em que comparou a ofensiva israelense em Gaza ao Holocausto.
O presidente Lula na coletiva de imprensa em que comparou a ofensiva israelense em Gaza ao Holocausto.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, reagiu a nova declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negando utilizar a palavra "Holocausto" ao comparar a ação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus promovido pelo líder da Alemanha Nazista, Adolf Hitler.

Na rede social X, antigo Twitter, o chanceler israelense fez menção a fala de Lula, feita nesta terça-feira (27), em que nega ter utilizado a palavra "holocausto" e atribui a uma "interpretação" do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

“O presidente Lula em uma entrevista para o É Notícia [programa da RedeTV] ficou evasivo e disse: ‘Não falei Holocausto’. Lula, você disse que a guerra justa de Israel contra o Hamas em Gaza é igual ao que Hitler e os nazistas fizeram com os judeus, e ofendeu a memória de 6 milhões de judeus assassinados no Holocausto", escreveu Katz.

O chanceler ainda reforçou que a declaração não será esquecida e nem perdoada. "Não vamos esquecer, nem perdoar. Envergonhe-se e peça desculpas!”, escreveu Katz, em português.

A mensagem de Katz foi publicada com uma imagem, possivelmente produzida com o auxílio de inteligência artificial, onde aparece um homem parecido com Lula segurando um cartaz com a frase: “I didn’t say Holocaust” (Eu não disse Holocausto). Ao fundo da imagem, centenas de pessoas levantam bandeiras de Israel e do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]